Primeiro Festival de Cachaça de Brasília ocupa o Mané Mercado com entrada franca

De 22 a 26 de maio, de 12:30 às 23:00.

Renato Teixeira. Divulgação.

De 22 a 26 de maio, Brasília se transformará na capital da cachaça. A cidade receberá a primeira Edição do Festival da Cachaça de Brasília. O evento reunirá expositores dos principais rótulos do produto, além de oferecer workshops, gastronomia e muita música. O cantor e compositor Renato Teixeira é um dos destaques da programação cultural. A entrada é gratuita.

A Arena Mané Garrincha foi o local escolhido para o evento, que acontecerá no complexo do Mané Mercado. Os estandes serão montados no estacionamento do espaço, que funcionará como polo gastronômico da festa. O Festival da Cachaça de Brasília reunirá mais de 200 rótulos, de 48 expositores de 12 estados mais o Distrito Federal.

Além de conhecer um pouco mais sobre a história e produção da bebida mais tradicional do Brasil, o público também poderá degustar as cachaças e participar de workshops com especialistas do setor. “Mais que um evento para apreciadores de cachaça, é uma oportunidade para conhecer um pouco mais da história desse produto mundialmente admirado, que reunirá música, gastronomia e cultura”, destaca Edilane Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Integração (IBI), responsável pelo evento.

Considerada a bebida mais tradicional do país, o mercado da cachaça tem se diversificado e apresentou crescimento considerável na capital do Brasil. De acordo com a Associação Cachaça de Brasília, o faturamento com o produto foi de R$ 3 milhões, em 2023.

A programação musical é outro ponto alto do Festival da Cachaça de Brasília, que reunirá clássicos da música regional, samba, sertanejo e chorinho. Gilberto e Gilmar, Karika, Leandro Kato, Renato Teixeira e Rick e Rangel estão entre os artistas que subirão ao palco.

O público também poderá participar de oficinas sobre “Desafios do mercado da cachaça”, “Como beber cachaça”, “Blend Experience” e “Coquetelaria com cachaça”. O evento contará com aulas de coquetelaria e gastronomia e os participantes ajudarão a escolher o melhor petisco produzido com a bebida.

Além dos restaurantes do complexo Mané Mercado, o Brasis Ateliê Gastronômico, casa comandada pela Chef Di Oliveira, completará as opções de culinária do evento. Já o bar de drinks, será assinado pela chef Raquel Amaral.

O Festival da Cachaça de Brasília é organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração (IBI), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Oficinas:

22/05 – Desafios do mercado da cachaça
23/05 – Como beber cachaça
24/05 – Blend Experience
25/05 – Coquetelaria com cachaça

Programação artística

22/05
18h20 – Chorinho
21h – Gilberto e Gilmar
23/05
18h30 – Karika
21h – Rick e Rangel
24/05
18h30 – Chorinho
21h – Leandro Kato
25/05
17h – Karika
21h – Renato Teixeira
26/05
16h – Chorinho
19h – Heróis de botequim

Festival da Cachaça de Brasília
De 22 a 26 de maio, de 12:30 às 23:00
Mané Mercado
Entrada gratuita
Classificação: 18 anos
.