“Festival do Futuro” tem muita música, artes visuais e feira gastronômica

Dona Gracinha da Sanfona, Eduardo Rangel, Adriano Rocha, Kika Ribeiro, Rene Bonfim, Alessandra Terribili, Mar Nóbrega, Moara e Beirão Neves são alguns dos intérpretes do espetáculo “Brasília – Capital de Todos os Ritmos”. Divulgação.

A festa da posse de Lula vai movimentar Brasília nos dias 1 e 2 de janeiro com caravanas dos quatro cantos do país e comitivas estrangeiras que vão celebrar nossa diversidade cultural com uma vasta programação na Esplanada dos Ministérios durante o “Festival do Futuro“, com entrada franca.

A maratona tem início começar às 10 horas com o “Cortejo do Futuro” na praça da aimentação. O abre-alas vai traçar, ao longo de 60 minutos, um panorama das culturas populares e tradicionais brasileiras em múltiplas manifestações, como: o toré, o bumba meu boi, o afoxé, maracatus, fanfarras, violeiros, grupos de capoeira, samba rural, blocos de frevo, blocos de Carnaval, blocos Afros, povos originários, povos de matrizes africanas e fazedores de culturas populares.

Suvaco da Asa.

Estão confirmadas as presenças do Grupo de Maracatu Vivendo e Batucando; Maracatu Baque Mulher; Grupo Obará; Grupo Obatalá; Muralha Antifacista; Vai quem fica; Calango Careta; Maluvidas; Sambadeira de Roda; Afoxé Asé Dudu; Grupo Nzinga; Formigueiro de Angola; Barracão Capoeira; Capoeirista do Brasil; Coletivo dos Povos de Terreiros do Brasil; Boi Jatobá; Boi Encanto do Itapõa; Violeiros do Brasil; Meninos de Ceilândia; Coletivo Circenses de Brasília; Mamulengos e Bonequeiros de Brasí; Suvaco da Asa; Bloco “Eu Acho é Pouco”; Bloco Minhocão de Olinda; Terena; Xucuru do Orurubá, Fulni-ô; Pankararu; Truká; Tuka; Kamniwá, Pataxó, Tingui Botó; Gavião, Guajajara; Kariri Xocô, Tucano, Guarani, Wapichana, Kariri, Krenak; Tikuna , Kokama, Bániwa, Potiguara, Tabajara, Xavante e Tupiniquim.

Às 10:30, o palco Elza Soares receberá o grande espetáculo Brasília, Capital de Todos os Ritmos. A inspiração é a capital federal, que nasce da participação de povos que migraram de todos os cantos do Brasil e que vibra com MPB, pop, samba, rock, sertanejo, maracatu, reggae, rap, funk e outros ritmos.

Em 90 minutos de duração, Brasília, Capital de Todos os Ritmos trará repertório variado, com ritmos diversos e canções representativas de expressões culturais do nosso país. A isso se somam algumas canções latino-americanas marcantes, pois, nas palavras dos organizadores, “celebrar a posse do nosso Presidente é o desejo de povos de todo o nosso continente”. Assim como no cortejo, a diversidade está também nos artistas que trazem o espetáculo à vida, com seis DJs, dois poetas, 27 intérpretes e 35 músicos.

Honk Brasília.

Na gastronomia, dois espaços merecem destaque: o “Kombinando Culturas”, criado para representar as diversas expressões culturais das cidades que compõem o Distrito Federal; e o “Som na Rural”, que propõe uma reflexão sobre a forma de ocupação dos grandes espaços urbanos de forma prática, poética e universal através da música. Ali, acontecerão apresentações de artistas brasilienses e de outros estados em formatos e ritmos diversos por meio da música e da poesia.

A Feira Gastronômica conta com curadoria da chef Renata Carvalho. O espaço terá menu representando a culinária de Norte a Sul do país, área de descanso e espaço para crianças.

A Feira Gastronômica do Festival do Futuro será montada no gramado central da Esplanada e terá como estrutura uma tenda de 8 mil m² ao centro, com mesas e cadeiras para 6 mil pessoas. Ao redor dela, 40 stands de alimentação e 15 de bebidas e drinks, além de 10 Food Trucks, oferecerão delícias inspiradas nas tradições culinárias de norte a sul do Brasil.

Das 10:00 do dia 1º de janeiro às 3h30 do dia 2, serão oferecidos pratos e lanches preparados, prioritariamente, com alimentos orgânicos produzidos por pequenos agricultores da zona rural do Distrito Federal. Água potável será oferecida gratuitamente em estações móveis da Caesb.

A feira contará com equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PDC) e idosos, espalhados por todo o espaço. Fraldário e área de descanso servirão de apoio para as famílias com crianças, gestantes e lactantes.

As crianças também terão um espaço próprio: o Espaço Curumim. Monitores vão entreter os pequenos com brincadeiras tradicionais, numa área que contará com segurança especializada.

Cortejo Popular. Foto: Oliver Kornblihtt.

Nas Artes Visuais, o presente é a exposição “Brasil futuro: as formas da democracia” no Museu Nacional da República. A mostra vai reunir cerca de 300 obras de acervos de Brasília e de artistas contemporâneos especialmente convidados. “O objetivo é apresentar uma exposição plural, inclusiva e que mostre como a democracia é um regime por definição em aberto, pois direitos sempre precisam ser conquistados”, diz Lilia Schwarcz, que assina a curadoria ao lado de Márcio Tavares, Rogério Carvalho e Paulo Vieira.

Os artistas que já confirmaram presenças no “Festival do Futuro” são Aíla, Alessandra Leão, Aline Calixto, Almério, BaianaSystem, Chico Cesar, Daniel Ganjaman, Delacruz, Doralyce, Drika Barbosa, Duda Beat, Ellen Oléria, Fernanda Takai, Fernanda Abreu, Fioti, Flor Gil, Francisco El Hombre, Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, GOG, Itamar Assiere, Jaloo, Jards Macalé, Johnny Hooker, Juliano Maderada, Kaê Guajajara, Kleber Lucas, Lirinha, Luê, Luedji Luna, Lukinhas, Leonardo Gonçalves, Leoni, Marcelo Jeneci, Margareth Menezes, Maria Rita, Marissol, Martinho da Vila, MC Marks, MC Rahell, MWAB, Odair José, Otto, Pabllo Vittar, Paula Lima, Paulo Miklos, Paulo Vieira (apresentação), Rael, Rappin Hood, Renegado, Rogéria Holtz, Romero Ferro, Salgadinho, Teresa Cristina, Thalma de Freitas, Titi Müller (apresentação), Tulipa Ruiz, Urias, Valesca Popozuda, Zé Ibarra e Zélia Duncan. Nos intervalos rola o som de DJ Barata, DJ Jul Pagul, DJ Kashur, DJ Kliff Afrik, DJ ATATÁ e DJ Fábio.