Depois do sucesso da última edição no ano passado, o Festival Dulcina retorna em 2023 prometendo movimentar a cena teatral de Brasília, com espetáculos locais e nacionais, no mês de novembro. Os números de 2022 comprovam a procura do público pelas montagens de qualidade que vieram de diferentes partes do país. Em uma programação de onze dias, um público de 8700 pessoas foi impactado pelo festival, sendo 3.500 espectadores presentes nas 19 apresentações teatrais, 200 pessoas participantes das atividades formativas e 5.000 visitantes que foram conferir a exposição em homenagem a grande dama do teatro brasileiro Dulcina de Moraes e que dá nome ao projeto.
A expectativa para 2023 é ainda maior e o edital para inscrições dos espetáculos vindos de todo o território nacional ficarão abertas entre os dias 15 a 31 de maio pelo site www.festivaldulcina.com.br. Todos as peças selecionadas receberão cachê pelas apresentações.
O projeto que conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF – espera ultrapassar o número de 204 inscrições da última edição. Ao todo serão selecionados 14 espetáculos, sendo seis locais, produzidos no DF e entorno e oito nacionais de diferentes regiões do país.
“A terceira edição do evento segue seu percurso de consolidação do Festival como parte do calendário cultural do Distrito Federal. A memória de Dulcina de Moraes e sua revolução na arte brasileira merece ser lembrada e homenageada continuamente”, afirma o diretor geral do Festival, Cleber Lopes, que também foi aluno e professor da Faculdade Dulcina, e ainda presidiu o Conselho Curador da Fundação Brasileira de Teatro de 2017 a 2019.
As peças selecionadas para o Festival Dulcina serão apresentadas entre os dias 10 a 20 de novembro, com entrada franca, no Espaço Cultural Renato Russo no Plano Piloto, Teatro SESC Newton Rossi em Ceilândia, Teatro SESC Paulo Gracindo em Taguatinga e Espaço Semente no Gama.
Festival Dulcina
Inscrições abertas e gratuitas no período de 15 a 31 de maio
Através do site www.festivaldulcina.com.br