O Festival Gastronômico Equatoriano foi aberto na quinta (02 de dezembro) no Restaurante Dalí localizado no Brasil 21 Gastronomia. Trata-se de uma parceria da Embaixada do Equador e a rede Meliá Hotéis para celebrar a Semana da Cultura Equatoriana e o Dia Nacional de Quito, comemorado neste domingo (05 de dezembro).
A primeira noite do Festival contou com as presenças dos embaixadores do Equador, Eduardo Mora; do Chile, Jorge Montero; e do Peru, Hugo Flores; além de personalidades diplomáticas, como ministros do Equador e Colômbia; o diretor do Instituto Cervantes de Brasília, Pedro Cuesta; o editor da Thesaurus, Victor Alegria; e o escritor Anderson Braga, entre outros convidados e clientes. A chef convidada Verónica Costales veio do Equador especialmente para capitanear a cozinha do Dalí, ao lado de Myriam Carvalho, titular do restaurante brasileiro.
Os convidados e clientes experimentaram comidas típicas equatorianas em um vasto buffet composto por cerca de 20 pratos entre ceviches, sopas, caldos, saladas, carnes, molhos, empanadas e doces. O restaurante estava decorado com objetos alusivos ao país como chapéus, vestidos, bandeira, mantas e bonecas. Para intensificar definitivamente o clima, os cantores Lilian Witt e Juan Paredes e o grupo Tropical Dance deram uma palhinha aos presentes da cultura equatoriana.
Serviço: Festival Gastronômico Equatoriano
Data: de 02 a 05 de dezembro de 2010
Horário: das 19h30 às 23h30
Local: Restaurante Dalí (Complexo Brasil 21, Setor Hoteleiro Sul (SHS), quadra 06- Bloco B- 1° andar)
Valor individual: R$ 79,00 (sobremesa incluída/ bebidas a parte)
Reservas: (61) 3031- 2121.