Labareda é o nome perfeito para um projeto que visa chamar a atenção para a representatividade e a diversidade, temas tão caros atualmente. Na busca de romper com padrões binários e heteronormativos, o fogo será aceso na tela durante o festival de curtas-metragens que estreia nos dias 12 e 13 de agosto no Espaço Cultural Renato Russo.
A empreitada está com inscrições abertas para a mostra competitiva, cuja programação será ocupada por filmes de temática e/ou criados por profissionais LGBTQIA+. competitiva. As obras podem ser inscritas até 18 de junho, por este link. Os filmes selecionados concorrerão a prêmios de até R$ 2.000,00.
O Festival Labareda apresenta uma rpogramação focada em realizadores e produções cinematográficas LGBTQIA+, além de oferecer atividades formativas e apresentações artísticas, como performances e DJ sets de profissionais queer.
O chamamento busca filmes para a mostra competitiva, que apresentará 10 curtas-metragens nos dois dias de evento. Para competir, é necessário que os filmes estejam dentro dos gêneros audiovisuais documentário, ficção, animação e experimental, tenham sido produzidos entre 2021 e 2023 no DF e tragam temática que envolva o universo LGBTQIA+. Serão aceitas obras de até 20 minutos, em formato digital, Full HD. Somente poderão concorrer produções nas quais as funções de direção e roteiro tenham sido executadas por realizadores LGBTQIA+ residentes no Distrito Federal. Os filmes selecionados vão concorrer em duas categorias: Prêmio Labareda (Júri Técnico), no valor de R$ 2.000,00 e Prêmio Flamejante (Júri Popular), no mesmo valor. O regulamento completo pode ser acessado por este link.
A programação dos dias 12 e 13 de agosto será apresentada no Teatro Galpão Hugo Rodas, no Espaço Cultural Renato Russo e contará ainda com Mostra não-competitiva com oito filmes selecionados pela curadoria do festival. Para além, serão apresentados um workshop com o tema “Produção de conteúdo audiovisual digital em dispositivos móveis” e masterclass intitulada “Cinema e acessibilidade: Sensibilização dos participantes para as formas de tornar um produto/conteúdo audiovisual acessível a pessoas com deficiência”. O workshop e a masterclass são exclusivas para pessoas LGBTQIA+.
Após os dois dias de programação, o festival realiza mostra itinerante por escolas da rede pública de ensino do DF, com atenção especial àquelas localizadas nas periferias da cidade. Na ocasião, alunos do ensino médio e do EJA (educação de jovens e adultos) poderão assistir os filmes vencedores dos prêmios da mostra competitiva.
Os debates, workshop, masterclass e performances contarão com intérpretes de Libras para acessibilidade de pessoas surdas. Todas as atividades do festival são gratuitas.
O Labareda – Festival de Curtas-metragens LGBTQIA+ do DF é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC – DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
A realização é da Saturno Cultural, com produção assinada pela Villa-Lobos Produções. O festival conta ainda com apoio do Espaço Cultural Renato Russo e do Instituto Janelas da Arte.
Chamamento de curtas-metragens LGBTQIA+ do Festival Labareda
Inscrições até 18 de junho de 2023 pelo link
O regulamento está disponível aqui
As inscrições são gratuitas
Informações @labaredafestival