FIIM – Festival Internacional de Inovação Multimídia.

SAMSUNG

Renato Acha

O primeiro Festival Internacional de Inovação Multimídia – FIIM ocupa o Museu da República, UnB, Rodoviária, Instituto Cervantes e Esplanada até 24 de agosto e abre espaço de interação entre o público e a obra de DJs, VJs e produtores musicais.

Música e imagem se encontram em ações experimentais. A programação traz shows, projeções, oficinas, intervenções urbanas, debates. O FIIM estabeleceu uma parceria com o já existente projeto Sincronâncias – Tons of Nada, concebido por Afonso Serpa.

“A parceria com o FIIM foi um convite do DJ Barata. Ele já sabia da minha intenção de fazer a segunda edição do Sincronâncias e era do interesse deles ter uma variação grande na programação.”, conta Afonso Serpa.

Ele destaca alguns nomes na programação: “Eu vi o Psilosamples tocando no festival Eletrônica, em Belo Horizonte em 2012 e tinha decidido que eu queria ele na próxima edição do Sincronâncias. Na conversa com o Zé, que é o alterego do Psilosamples, surgiu a sugestão do filme ‘Baraka’. Achei interessante ter um filme que tem essa relação com o nosso planeta, o som dele, apesar de não ser World Music, tem elementos que dialogam com essa coisa telúrica. O fato dele ser do interior de Minas.”

“Já o Chico Corrêa surgiu por sugestão do Barata. Queria ver o som pós-regional dele se relacionando com alguma coisa bem diferente como é ‘o homem com uma câmera’. Tirar um pouco ele de uma visão meio óbvia que as pessoas possam ter sobre o som dele.”

“Minha participação com o DJ Oops foi a maneira que a gente viu de fazer uma citação ao que foi a primeira edição e criar alguma coisa nova com a escolha do filme ‘Blade Runner’, que me é muito próximo, pois a minha monografia na UFF, no curso de cinema foi sobre ele.”, completa.

O VJ Alexandre Rangel integra a programação e fala sobre a importância do evento e deste nicho para a cidade: “O mercado de ‘inovação artística’ e tecnológica está em grande expansão, em tempos de mídias digitais onipresentes. Um evento como esse é importante, por dar oportunidades de fundir a linguagem da arte contemporânea com o espírito ‘clubber’ e de pista de dança, festa e celebração.”

Sobre sua participação no FIIM, Rangel detalha: “No sábado (24) às 22 horas, apresento minha pesquisa e produção mais recente, que engloba a criação musical experimental às experiências com imagem ao vivo que eu já realizo desde 2005. O ‘dansaMachina (Cinema ao vivo bailante)’ é uma experiência multissensorial de imagem em movimento e música experimental. O artista futuca em parâmetros composicionais, fazendo da exploração ao vivo, em um processo complementar à composição original das trilhas sonoras e desnarrativas visuais. O projeto conta com participações poético-voco-amplificadas de Francisco Kaq, Gérson de Veras e Sérgio Azevedo.

Alexandre Rangel alerta  e convida o público: “Lembremos que não ouviremos som de DJ, mas de um artista experimentando vibrações sonoras para as suas imagens.”

Confira a programação:

23/08

OFICINAS

MIDIALAB – INSTITUTO DE ARTES – UNB – ASA NORTE

10h às18h – Introdução ao vídeo-mapping por Bruno Caramori (VJ Boca)
capacidade: 10 alunos

INTERVENÇÕES URBANAS

RODOVIÁRIA – CENTRO

16h – Aparelhinho – Bloco de Rua puxado por DJs (traje: azul e laranja)

ESPLANADA – CENTRO

19:30h – Brasília Invaders por MidiaLab

O projeto Brasília Invaders toma como referência o jogo Space Invaders, desenvolvido por Tomohiro Nishikado e lançado em 1978 que consite em um jogo de tiro em duas dimensões, no qual o jogador, que será neste caso o Congresso Nacional, controlará um avatar “Cara Pintada” que arremessará tomates nos personagens corruptos da história do Brasil.

SINCRONÂNCIAS por Tons of Nada

INSTITUTO CERVANTES – SEPS 707/907 – ASA SUL

21h – Um Homem Com Uma Câmera de Dziga Vertov (1929) Vs Chico Correa (PB)

SHOWS

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA – CENTRO

Projeções pelos VJs Boca, Xorume e Artur Pessoa
22h EQUIPO (ESP)
23h Psilosample (MG)
00h Space Night Love Dance Laser (DF)
01h Chico Correa (PB)
02h El Roquer (DF)

24/08

OFICINAS

MIDIALAB – INSTITUTO DE ARTES – UNB – ASA NORTE

14h às 18h – Oficina de volumetria – 3D Mapping por Artur Pessoa
capacidade: 10 alunos

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA – Auditório II

14h às 18h – Oficina de Ableton Live para músicos, DJs e curiosos por Rafael Oops (DF)
capacidade: 10 alunos

Oficina para apresentar métodos de composição e criação, trabalhos com remixes e mashups, exemplos de utilização de instrumentos virtuais e MIDI e dicas de performances ao vivo com Akai APC 40.

SINCRONÂNCIAS por Tons Of Nada

INSTITUTO CERVANTES – SEPS 707/907 – ASA SUL

21h – Blade Runner de Ridley Scott (1982) Vs El roquer + Oops

SHOWS

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA – CENTRO

Projeções pelos VJs Boca, Xorume e Artur Pessoa
22h Alexandre Rangel live A/V (DF)
23h Sacassaia (DF)
00h Omar Musa & D’Opus e Roshambo (AUS)
01h Elefunk (DF)
02h Oblongui (DF)

Serviço: FIIM e Sincronâncias
Data: Até 24 de agosto
Locais: Museu da República, UnB, Rodoviária, Instituto Cervantes e Esplanada
Acesso Livre.

Foto: Alexandre rangel. Divulgação.