Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Teatro Galpão recebe Forasteira, um espetáculo teatral/performático de 45 minutos sobre perdas, lutas e vida de uma mulher de mais de 60 anos. Inspirado no teatro documental e autobiográfico, temas como memória, afeto e ancestralidade, pautam o monólogo, dirigido pelo premiado dramaturgo Jonathan Andrade e com atuação da atriz Kuka Escosteguy, em sua reestreia nos palcos.
Em Forasteira, a atriz e o diretor levam ao palco a vivência de uma mulher de 65 anos, guiada por todas as provocações emocionais e existenciais impostas pela sua trajetória de vida, emprestando sua biografia como ponto de partida para a construção de uma obra ficcional, inédita e autoral, que enseja, sobretudo, o desejo humano de se reinventar. E revela: “O atual contexto pandêmico trouxe às artes inúmeras provocações, assim como também aos nossos cotidianos afetivos e sociais. A quarentena desvelou as estruturas do real que sempre sustentaram a nossa vida, tirou o véu”.
O espetáculo foi viabilizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), e centra-se no combate ao preconceito e à discriminação contra pessoas de mais idade. Ao falar das vivências dessas mulheres, de suas perdas, memórias e desejos, questões pertinentes ao feminino, põem-se no centro da cena as potencialidades e capacidades dessas vidas, em contraposição à visão estereotipada e preconceituosa associada à idade, que nega trabalho, sexo e a própria vida.
A estreia de Forasteira acontece na sexta-feira, dia 10 de março, no Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo, e segue com apresentações nos dias 11 e 12; e 17, 18 e 19. Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h30. Venda de ingressos pelo sympla ou no local.
Forasteira
Datas: 10, 11 e 12 / 17, 18 e 19 de março
Horário: Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h30
Local: Teatro Galpão – Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul – Brasília
Ingresso: 20 reais (inteira)/10 reais (meia)
Vendas: Sympla e no local
Classificação indicativa: 16 anos.