O Forte Trio – Trio Estadual da República do Cazaquistão realiza concerto gratuito na próxima terça-feira (25), às 20h, no Teatro Plínio Marcos, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e regência do maestro Miguel Campos Neto. Formado por Timur Urmancheyev (pianista e diretor artístico), Maxat Jussupov (violino) e Murat Narbekov (violoncelo), o trio integra a Organização Estatal de Concertos “Kazakhconcert”, que reúne atividades artísticas de música erudita e folclórica, além de teatro do país asiático.
Em parceria com outras instituições, o trio busca apresentar a cultura cazaque mundo afora, já tendo realizado concertos em Roma, Paris, Berlim, Moscou e Pequim. Na capital brasileira, o concerto será aberto com o Concerto Tríplice para Violino, Violoncelo e Piano Op.56, de Beethoven – “a obra mais conhecida e mais consagrada para essa formação com acompanhamento de orquestra”, segundo o condutor Campos Neto.
Logo após, o público poderá conferir a música e o folclore cazaques, já que estão no programa composições tradicionais como “Yapurai” e “Kerogly”, de Arman Zhayim. A música folclórica cazaque advém de lendas e da literatura épica passadas de geração em geração, acompanhadas por instrumentos típicos do país – originalmente destinado a dar sinais durante a caça ou para rituais religiosos xamânicos.
“O diferencial deles é que são músicos que apresentam também, além do repertório erudito, as canções folclóricas do país deles. E isso é que enriquece nosso intercâmbio cultural, eles trazerem as músicas de uma cultura distante de nós, para nós ouvirmos. Isso traz a autenticidade para o concerto, no sentido artístico musical para essa turnê deles aqui no Brasil”, completa o maestro.
E para encerrar, o público irá conferir a obra do checo Antonín Dvořák, Sinfonia.5.
Programa:
L.V. Beethoven – Concerto Tríplice para Violino, Violoncelo e Piano Op.56
Yapurai – Música tradicional cazaque com arranjo de А. Tolykpayev
А. Zhayim – Kerogly – Música tradicional cazaque
A. Dvořák – Sinfonia n.5
Concerto do Forte Trio – Trio Estadual da República do Cazaquistão e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Regência: Miguel Campos Neto
25/10, às 20h
no Teatro Plínio Marcos (Eixo Cultural Ibero-americano – Setor de Divulgação Cultural Lote 02, Plano Piloto)
Entrada gratuita (por ordem de chegada)
Informações: (61) 3325-4029 / (61) 3325-6232