No dia 24 de maio (sábado) é a vez de pretigiar seu trabalho no Sindicato (705 Sul, Bloco A, Casa 35), a partir das 16 horas. Será o lançamento de Flores e Vestido de Noiva. “Poucas histórias casam tão bem o melhor momento da arte de seu autor com a relevância de seu conteúdo pro contexto no qual vivemos”, comenta Rafael Coutinho (24 anos), quadrinista, pintor e animador paulista, que assinou o storyboard de “Bicho de 7 Cabeças” aos 16 anos de idade. “Flores começa pelo início, tem um nome, passado e coisas. De repente, tudo junto – pessoas, trabalho, amizade, sexo, intrigas, amor, cabrito, caviar, merda e, claro, flores. Basta”, pontua o autor.
Anunciado como ilustrador e quadrinista de qualidade e padrão altos, em convite público para palestra no Festival Internacional de Quadrinhos de BH, em 2013, como mediador, e mencionado como “um dos nomes que mais barulho faz no novo quadrinho brasileiro na última meia década”, pelo site converseallstar.com.br, Gabriel atinge um novo nível de maturidade, menos virtuoso e mais expressivo neste seu primeiro álbum solo.
A outra obra, com lançamento previsto para a mesma tarde no Sindicato, é a adaptação do texto de Nelson Rodrigues, “Vestido de Noiva” (1943), para quadrinhos. Mais uma bem sucedida parceira com Arnaldo Branco, depois de “Beijo no Asfalto”, também de Nelson Rodrigues. Em ambas, Arnaldo assina o roteiro e a ilustração é de Gabriel. Com traços e linhas de desenho mais natural e confortável, o ilustrador se dedicou a elaborar os aspectos teatrais do texto para os quadrinhos, “transpor cenários, atuação e iluminação dramática, foram o grande desafio”, conta. Arnaldo Branco, coautor do projeto, estará presente no dia do lançamento.
“Vestido de Noiva” conta a história de Alaíde, moça atropelada por um automóvel que, enquanto é operada no hospital, relembra o conflito com a irmã, Lúcia, de quem tomou o namorado, Pedro, e imagina seu encontro com Madame Clessi, cafetina assassinada pelo namorado de 17 anos. Influenciada pelas ideias de Freud, a história é contada em três planos – o da realidade, em que ela é operada e seu acidente é comentado por jornalistas; o da alucinação, em que surge Madame Clessi, que Alaíde conheceu lendo o seu diário; e o da memória, em que ela lembra o triângulo amoroso com Lúcia e Pedro.
Serviço: Lançamento das publicações Flores e Vestido de Noiva, de Gabriel Góes
Dia: 24 de maio (sábado), a partir das 16 horas
Flores, de Gabriel Góes; 36 páginas; 14 x 21cm.
Valor: R$ 20,00 (http://issuu.com/revistasamba/docs/flores-livro)
Vestido de Noiva, por Gabriel Góes e Arnaldo Branco; 62 páginas; 20 x 26cm.
Valor: R$ 49,90 (Editora Desiderata, um selo do Grupo Ediouro).
Títulos e gravuras do Coletivo Sindicato, o Jornal Pimba e cerveja também estarão à venda.
Informações: (61) 3202-5255.