Pirenópolis recebe a Galeria Matutina Onze.

Rua Matutina, Casa 11.

Divulgação.

A Galeria Matutina Onze abre as portas neste sábado (8 de julho), às 19 horas, na Rua Matutina, no Centro Histórico de Pirenópolis (Goiás). Dois amigos artistas atuantes no cenário das artes de Brasília, resolveram dar uma guinada em suas vidas ao se mudar de vez para Pirenópolis e criar uma galeria de arte contemporânea. Fernanda Pacca e Glenio Lima revelam que a decisão não foi nada planejada com antecedência. A história começou a partir de um inocente passeio de fim de semana para curtir a cidade e desfrutar das belas cachoeiras da região. Menos de dois meses depois os dois estavam de volta com “mala e cuia” para iniciar uma nova etapa na vida de cada um.

“Toda vez que venho à Pirenópolis algo muito sedutor, uma atração natural pela cidade, parece me avisar que esse lugar se parece comigo”, confessa Glenio que não costumava vir com frequência à Pirenópolis. Para Fernanda, caminhar pelas ruas calçadas de pedras, subir e descer ladeiras, a natureza abundante a sua volta, conversar e sentir o acolhimento das pessoas, foram detalhes marcantes para decisão de trocar a correria da cidade grande pela simplicidade e calmaria da joia colonial do planalto central. “Estamos apostando e acreditando que a cidade possui potencial e ainda muito espaço para ideias novas e investimentos na área da cultura e entretenimento.

A Galeria Matutina, além de ser o espaço para expor as nossas obras será também o nosso local de trabalho. Queremos, ainda, manter um diálogo com a região Centro-Oeste, com a participação de artistas em mostras regulares – a localização geográfica da cidade permite a aproximação, principalmente de Brasília, Anápolis e Goiânia. A partir dessa iniciativa, Fernanda e Glenio declaram, enfaticamente, essa possibilidade de atrair artistas e apreciadores de arte para Pirenópolis. A cidade é visitada por gente de várias regiões do Brasil e exterior o ano inteiro, queremos, sim, iniciar um trabalho de conquista de um mercado a partir do próprio ritmo do lugar, achamos que a cidade irá nos receber com expectativas e curiosidade.

Fernanda Pacca e Glenio Lima.

“Um Mais Um” será a mostra inaugural com uma amostragem das obras de diferentes períodos de Fernanda Pacca e Glenio Lima. “Como a exposição das nossas obras, a ideia é marcar território e também nos apresentar à cidade”, avisa Pacca. Depois disso a Galeria convidará artistas para compor pequenas mostras coletivas, adequando ao formato e perfil e do espaço. A nova galeria pretende, ainda, promover eventos observando as demandas que virão naturalmente.

Fernanda Pacca possui uma obra instigante pela maneira peculiar como utiliza a matéria prima para elaborar suas obras: Resinas, parafina, linhas, miçangas e matérias orgânicas – qualquer coisa pode virar outra coisa, esse parece ser o princípio do pensamento da artista, que está sempre atenta à novas possibilidades de construção artística que não seja, simplesmente, tintas e pinceis. Fernanda gosta de arriscar sempre numa nova possibilidade de pensar arte, “Quero ser desafiada a cada início de trabalho de uma obra”.

Glenio Lima Trabalha com pintura e objetos. Em suas pinturas cria os meios mais artesanais para produzir têmperas a partir de terras, óxidos de ferro e outras matérias orgânicas. Para criar seus objetos lança mão de velhos artefatos utilitários que encontra jogado por onde anda. Metal, plástico e madeira são os mais comuns. Na exposição, Glenio apresenta um dos mais recentes objetos da sua coleção: “Para Désirré”, uma série de Tacos de Golfe e Bastões de Pebolim, que formam um divertido diálogo entre diferentes objetos.

Serviço: Inauguração da Galeria Matutina Onze – Mostra “Um Mais Um” de Fernanda Pacca e Glenio Lima
Data: 8 de julho (sábado) às 19 horas
Local: Rua Matutina, Casa 11, Centro Histórico, Pirenópolis, GO
Aberta de quinta a segunda das 10:00 as 20:00, ou por agendamento
Informações: (61) 99982-8118 ou (61) 99998-6930.