2023 é um ano histórico para o Hip-Hop, reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Distrito Federal na Lei nº 7.274, publicada no Diário Oficial do DF em julho.
Em agosto de 2023, o Hip-Hop completa 50 anos de existência. Ceilândia é o epicentro do movimento com nomes expressivos em diversas linguagens.
A exposição “Grafitti Rivas Vida Hip-Hop” se destaca no roteiro de eventos destes meses de celebração. A Biblioteca Nacional de Brasília recebe a mostra de 12 de agosto a 12 de outubro. O público vai conferir 31 telas inéditas, peças de vestuário, jaquetas, bonés, camisetas, tênis, moletons e coletes, e ainda uma coleção de 50 camisetas com o nome da exposição.
A programação inclui o lançamento do mini-documentário biográfico de Rivas. O artista narra sua trajetória ao longo de mais de 40 anos de carreira como bboy, MC, rapper e grafiteiro, na capital federal. O doc registra fatos importantes de sua vida com depoimentos de diversas personalidades, artistas, familiares e amigos, além de muitas fotos, músicas e animações.
O projeto realizará oficinas de graffiti para crianças e suas famílias e ainda visitas guiadas de 06 escolas públicas do DF com oficinas de rap.
No encerramento estão previstos o encontro e roda de conversa com convidados dos segmentos da cultura Hip Hop, para discutirem o atual momento à luz dos impactos da indústria cultural e também pela inclusão do segmento Breaking nas olimpíadas.
A lei – A lei nº 7274/2023 é de autoria do Deputado Distrital Max Maciel, aprovada pelo IPHAN e pelo Governador Ibaneis Rocha que torna o Hip-Hop patrimônio cultural e imaterial no DF.
“Esse movimento representa milhares de jovens periféricos. Vale lembrar que já temos o Break como esporte olímpico e a arte do Grafitti reconhecida internacionalmente. Estamos preparando um inventário do Hip-Hop no DF. Além disso, vale ressaltar que esse movimento salva vidas nas periferias desse país”, destaca Max Maciel.
O artista – Rivas, ex-Alibi, na época mais conhecido como Kabala é um artista multimídia, ícone nacional da cultura Hip-Hop, já premiado e atuando indissociavelmente na maioria de seus segmentos, em diversos grupos e equipes/Crews, como Rapper/MC de reconhecimento nacional.
B.Boy/Dançarino fundador e influenciador das principais crews de Breaking do DF, bem como do principal evento desta modalidade de dança/Break Dance, evento fixo de Brasília a mais de 30 anos o ‘Encontro de B.Boys e B.Girls
BSB-DF e Entorno’.
Graffiteiro consagrado com obras e produções em lugares de destaque, além de produtor cultural e arte educador, promovendo empreendedorismo social, sustentabilidade artística, cultural, e economia criativa e solidária, também, promovendo, cooperando, fomentando e participando de eventos e ações sócio culturais e artísticas em todo o país, através de palestras, oficinas, workshops, shows, campeonatos em incontáveis, diversas e antológicas intervenções em eventos nacionais e internacionais. Coerente, com mais de 35 anos de carreira e absolutamente engajado, formador de opiniões, possibilitando a milhares de jovens e cidadãos em geral, formas de se expressar, e se comunicar com o mundo.
Programação:
De 12/08 a 12/10
De 12/08 a 12/10
Dia 12/08 (sábado), das 9h às 14h
Abertura da Exposição e Exibição do mini documentário no auditório 2º andar da Biblioteca Nacional, Oficina de Grafitti-Espaço Geek (De 9 às 11h) com Rivas e Elom
Às 13h – Evento de Hip Hop ‘Brasil Super Battle edição Expo’ com batalha de breaking, pockets shows de Rap e DJs, além de pintura ao vivo.
Atrações:
DJ Bengala/GO
Pocket Shows de Rap com Rivas, Ravel e Heitor Valente
Batalha de Breaking
Grafiteiros Convidados: Rivas, Elom, Scooby, Camz, Scorpia e Neco
*Este acervo de telas dos grafiteiros convidados serão parte de um circuito de exposições que começará pela Centro Cultura da Ceilândia e algumas escolas públicas ao longo do segundo semestre de 2023
- Visitas guiadas de 06 escolas públicas
*workshop de Rap durante as visitas escolares
Dia 15/08 – CEF 201 Santa Maria (manhã e tarde)
Dia 29/08 – CEF 312 Samambaia (manhã e tarde)
(devido à greve e reposição de aulas e recesso, só terminaremos o agendamento das outras 4 escolas após o retorno das aulas)
Espaço Kids/Geek: workshop de Graffiti para crianças
Dias 12/08 – 09/09 – 16/09- 30/09, das 9h às 11h
Exposição Grafitti Rivas Hip Hop
De 12 de agosto a 12 de outubro de 2023
Biblioteca Nacional – Complexo Cultural da República (Esplanada dos Ministérios)
Horários: De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; sábado das 9h às 14h
Informações: (61) 3325-6257
Classificação: Livre.