Grag Queen comanda o Bloco das Montadas no gramado da Biblioteca Nacional

11 de fevereiro (segunda) a partir das 10 horas.

Grag Queen. Divulgação.

A drag queen, cantora e apresentadora Grag Queen é a principal atração do Bloco das Montadas, no domingo de carnaval (11/fev) em Brasília. Surgido em 2018, o bloco criado e realizado pelo coletivo Distrito Drag é uma referência para a comunidade LGBTQIA+ do Centro-Oeste. Em 2023, a atração teve show de Aretuza Lóvi e o público registrado foi de 60 mil pessoas. Neste ano, o bloco tem seu palco instalado no gramado da Biblioteca Nacional, a dois quilômetros do Congresso Nacional.

Grag Queen é a primeira vencedora do Queen of the Universe, show de talentos produzido pela World Of Wonder, a mesma responsável por RuPaul’s Drag Race, maior competição de drag queens do mundo e ícone global para a cultura LGBTQIA+. Em 2023, se tornou a apresentadora do Drag Race Brasil, exibido pela Paramount+. A cantora tem como sucessos as músicas “Party Everyday”, “Milkshake” e a parceria com Lexa, “Tapa”.

Foto: Thiago Sabino.

Criado e protagonizado por artistas transformistas, o Bloco das Montadas surgiu em 2018. A expectativa era reunir 500 pessoas, mas 15 mil se juntaram à festa promovido pelo coletivo artístico Distrito Drag. Em 2019 e 2020 e 2023 a atração foi eleita, por voto popular, como o melhor bloco de carnaval do DF em premiação realizada pelo Correio Braziliense. A atração foi premiada também como o bloco de carnaval mais seguro de Brasília.

Foto: Thiago Sabino.

O Bloco das Montadas se estabelece como uma das atrações de maior sucesso do carnaval de Brasília com a missão de colorir com diversidade a cidade.  “Queremos que cada pessoa possa exercer a liberdade de ser quem é dentro da maior festa do nosso povo”, pontua Ruth Venceremos, drag queen e uma das integrantes da diretoria do coletivo.

Foto: Pedro Lacerda.

A inspiração para a edição de 2024 vem do cinema e o tema escolhido é “Priscilla, a Rainha do Cerrado”, em referência ao filme clássico que celebra a comunidade LGBTQIA+, “Priscilla, a Rainha do Deserto”. “Este filme marcou uma geração e influenciou artística e esteticamente a cultura LGBTQIA+ em todo o mundo. É extremamente importante manter viva a memória e saudar aqueles que vieram antes”, define a drag queen Victor Baliane, diretora artística do Bloco das Montadas e integrante do Distrito Drag. 

Foto: Pedro Lacerda.

Blog das Montadas 2024
11 de fevereiro (segunda) a partir das 10 horas
Gramado da Biblioteca Nacional (Plataforma Monumental)
Entrada gratuita
Informações: @blocodasmontadas

Mapa Brasília Em Folia