Hamilton Pereira, aka Pedro Tierra é o novo Secretário de Cultura do DF.



Divulgação.

Renato Acha

A equipe de transição do governo do Distrito Federal acaba de anunciar o novo Secretário de Cultura do DF, que assumirá o cargo no governo de Agnelo Queiroz.

Hamilton Pereira, cujo pseudônimo de poeta é Pedro Tierra, nasceu em Porto Nacional (TO), em 1948. Viveu em seminários e prisões. Por sua militância na Ação Libertadora Nacional (ALN), cumpriu cinco anos de prisão (1972/77) em Goiânia Brasília e São Paulo, sofrendo tortura. Libertado, contribuiu para fundar e organizar Sindicatos de Trabalhadores Rurais. É membro da diretoria executiva do PT desde 1987.  Foi secretário de Cultura do Distrito Federal durante o governo de Cristovam Buarque, época em que o projeto Temporadas Populares revolucionou a cultura local com uma programação abrangente e de qualidade com preços acessíveis ou muitas vezes, eventos gratuitos.

Hamilton foi presidente da Fundação Perseu Abramo e integrou o Conselho Curatorial. Militante informal do MST; participou da Comissão Pastoral da Terra (CPT), também foi Secretário do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A expectativa no métier cultural é que Pedro Tierra, como é carinhosamente chamado, retome o Projeto Temporadas Populares, um marco no DF e faça a cultura da cidade ter o devido apoio governamental e transcender o descaso a que foi sujeita nos últimos anos.

Bibliografia:

Poemas do Povo da Noite, Menção Honrosa no Prêmio Casa de Las Américas, em 1977(Sigueme, Salamanca, Espanha, EMI, Milão, Itália, e Livramento, S. Paulo);

Missa da Terra sem-males, em parceria com Pedro Casaldáliga e Martin Coplas (Livramento, Tempo e Presença, S. Paulo);

Missa dos Quilombos, com Pedro Casaldáliga e Milton Nascimento (disco da EMI); Água de Rebelião (Vozes);

Inventar o Fogo(Goiânia); Zeit der Widrikeiten , antologia (Edition DIÁ, Berlin); Dies Irae (Edição do autor, Goiânia, e MLAL, Roma, Itália).