O f/508 convida para a exposição Histórias, Memórias e Outros Resgates Fotográficos, a ser inaugurada no dia 2 de março (terça) às 18 horas na Sala de Exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Câmara dos Deputados)
Diversos suportes da fotografia analógica são revisitados em imagens em cor e preto e branco, fotografia pinhole e processos históricos de cópia fotográfica. A imprecisão do enquadramento e o acaso se acentuam nos trabalhos feitos com a técnica lúdica do pinhole, que cria imagens abstratas que remetem ao surrealismo.
A imprevisibilidade é a marca das fotografias que tem os recursos analógicos como meio, principalmente os processos históricos desenvolvidos no século XIX, como: Cianótipo, Marrom Van Dyke, Papel Albuminado e Papel Salgado, que ganham destaque na exposição. As cópias fotográficas foram produzidas no próprio Espaço f/508 de Fotografia, por integrantes do f/508 e convidados, sob a orientação do fotógrafo Luis Gustavo Prado.
Outro fator histórico marcante é a presença dos primeiros daguerreótipos produzidos em Brasília. A daguerreotipia foi o primeiro processo fotográfico, desenvolvido por Louis Jacques Mandé Daguerre, em um longo processo, composto por diversas etapas: polimento da placa de cobre, banho de prata, sensibilização, realização da fotografia, revelação e montagem. O produto final é uma verdadeira joia rara.
O ensaísta e cineasta português Manuel Fernando de Matos Abreu Gama também é homenageado na mostra com retratos da sua família, clicados com uma Leica M3.
Vinte e quatro fotógrafos integram a mostra. São eles: Alessandra Araújo, Ana Dalloz, Antonio Nepomuceno, Antúria Viotto, Bete Coutinho, Bruna Neiva, Carol de Góes, Cláudia Lopes, Fernando Ribeiro, Fred Cintra, Helena Daher, Hélio Rocha, Humberto Lemos, Janaína Miranda, Jean Peixoto, Júlia Salustiano, Lucas Las-Casas, Marcius Fabiani, Mariana Vassallo, Rafael Dourado, Rose May Carneiro, Télio Pacheco e Thiago Barros.
Serviço: Histórias, Memórias e Outros Resgates Fotográficos
Abertura: 2 de fevereiro de 2011 (terça) às 18 horas
Local: Espaço Cultural Zumbi dos Palmares (Câmara dos Deputados – Edifício principal, entrada pelo estacionamento da chapelaria)
Visitação: 1º a 31 de março – segunda a sexta de 9 às 18 horas.
Classificação Indicativa Livre.