Fundada em 2020 pela artista Igi Lola Ayedun, a HOA é a primeira galeria de arte de propriedade e direção preta na história da arte brasileira. Com três anos de plena atividade, ganha nova empreitada neste sábado (4), com espaço expositivo que aporta na região central de São Paulo.
Localizado entre os bairros de Santa Cecília e Barra Funda, com 940m2 divididos entre dois andares, a nova sede da galeria pretende hospedar diversas programações de arte contemporânea como exposições, performances, encontros, cursos, seminários, lançamentos de publicações e atividades culturais com foco na produção de artistas racializados e/ou parte das comunidades LGBTQIA+ por meio de uma perspectiva decolonial.
As ativações do espaço ocorrerão mensalmente, apresentando os trabalhos dos artistas representados, residentes e convidados com foco em conexões intercontinentais.
Para o mês de abertura, com apoio da Soho House global e da Beck’s, a galeria apresenta o seu programa com a exposição coletiva “Do vôo às narinas respirar, braços largos, mensagens ao vento.” com a curadoria de Guilherme Teixeira e Nathalia Grilo, cujo título revisita a primeira apresentação da HOA que aconteceu na SP-Arte Online durante a pandemia da Covid-19.
A mostra se dedica ao manifesto de uma perspectiva decolonial na arte contemporânea que perpassa o identitarismo para discutir possibilidades de existência, construindo um olhar sobre a cultura radical no cenário local, alargando territórios que atravessam suas subjetividades. Reunindo obras de artistes que tecem vivências através de obras abstratas e figurativas que exploram ancestralidade, presente e futuro por meio dos trabalhos de 30 artistas das regiões sudeste, centro-oeste, norte e nordeste do Brasil.
A menos de cem metros do Minhocão, o centro de São Paulo ganha mais um pólo de iniciativas culturais por um futuro mais honesto, mais inclusivo e diverso.
Artistas:
Alberto Pitta, Almeida da Silva, Amorí, Aun Helden, Babi Mello, Bertô, biarritzzz, Boni Gattai, Brendy Xavier, Bruna Kury, Caio Rosa, Crislaine Tavares, Gabriel Massan, George Teles, Igi Lola Ayedun, Irmãs de Pau, Kelton Campos Fausto, Kulumyn Açú, Laís Amaral, Manauara Clandestina, Mariana Rocha, Marlon Amaro, Mayara Velozo, Mestre Didi, M0XC4, Rafaela Kennedy, Caroline Ricca Lee, Rainha F, Samara Paiva, Samuel Alves, Sidney Amaral, Wisrah Villefort, José Adário (Zé Diabo).
HOA Galeria – Rua Brigadeiro Galvão, 480, Barra Funda
Do vôo às narinas respirar, braços largos, mensagens ao vento.
De 4 de fevereiro a 18 de março de 2023
Abertura: 4 de fevereiro (sábado) das 14h às 22h
Horários de visitação: Ter. a sáb. 10 — 19h
Local: HOA Galeria — Rua Brigadeiro Galvão, 480, Barra Fundo, SP, Brasil
Apoio: Soho House y Beck`s.