O curso de Design de Moda do Centro Universitário IESB realiza mais uma edição do IESB Fashion Show nesta quarta (14 de novembro) às 19 horas. O evento é gratuito e aberto ao público e coletará doações para a caridade, como alimentos e roupas.
Estudantes de todos os semestres apresentarão as coleções, cujo tema era Diversidade, que criaram como parte de seus Projetos Integradores – disciplina que põe em prática todo o conteúdo dado no semestre. Toda a produção e organização do IESB Fashion Show é feita por alunos, inclusive de outros cursos, como Design Gráfico, Estética e Jornalismo.
“A moda não é apenas um discurso estético, mas um discurso político e empoderado. A moda dialoga com a empatia”, conta Clarice Garcia, coordenadora do curso. Para ela, o momento é importante e é delicado tratar da diversidade nas passarelas, mas também é necessário dar aos estudantes um espaço de fala por meio do desfile, já que a moda sempre foi um reflexo de comportamentos sociais e de movimentos e tendências culturais.
O IESB Fashion Show é, para os alunos, uma oportunidade de mostrar sua criatividade. Um dos expositores, Antônio Pedro Cardoso, é aluno do quarto semestre e sonha em ser diretor de criação da grife Dior Homme, que aborda a diversidade. Ele diz ainda que sofreu preconceitos até dos próprios pais ao escolher sua carreira.
Outra aluna que participará da exposição é Elida Souza Matos, que está no terceiro semestre do curso. Ela acredita que a diversidade pode e deve quebrar estigmas dos consumidores que tendem a seguir um padrão rígido. “A moda é o documento mais eficiente de agora, totalmente inclusiva”, conta.
Para Clarice Garcia, a coordenadora de Moda do IESB, a iniciativa desse desfile é o espelho da realidade do curso. “Os alunos são diversos em suas orientações sexuais, no gênero, em suas classes sociais, como também opiniões e pontos de vista diferentes. Isso precisa ser cada vez mais fortalecido”, convida.
IESB Fashion Show
14 de novembro (quarta) às 19 horas
IESB Asa Sul (SGAS Quadra 613/614 – Asa Sul)
Entrada franca.