II Mostra Pankararu de Música traz Ailton Krenak, Mateus Aleluia, Djuena Tikuna e Brisa Flow

Ailton Krenak. Foto: Helene Santos.

II Mostra Pankararu de Música vai de 24 a 26 de setembro com programação online no Canal do YouTube. A ação de intercâmbio cultural e imersão de autoconhecimento, sediada na Aldeia Indígena Bem Querer, localizada a 7 km de distância da cidade de Jatobá, no Sertão pernambucano. O evento, que tem patrocínio de Natura Musical, é uma iniciativa Pankararu, conduzida por Gean Ramos, músico e produtor cultural indígena, que nasce da urgência de proteção e valorização do patrimônio cultural material e imaterial dos povos originários.

Com o tema “Reflorestamento”, que abrange desde as espécies vegetais até às subjetividades do povo Pankararu, a mostra será realizada de maneira online este ano, e contará com programação, shows e atividades, transmitidas pelos canais digitais da Mostra. Durante os três dias de festival, a programação inclui a exibição de filmes com foco nas narrativas e existências dos/as detentores/as da ciência e do canto tradicional Pankararu, rodas de conversas, rituais pankararu, além de espetáculos musicais e de dança. Nomes nacionais como Ailton KrenakMateus Aleluia, Djuena Tikuna e Brisa Flow estão confirmados.

A Mostra Pankararu de Música nasceu com o intuito de promover ao público uma vivência plural a partir dos diálogos e convergências, da troca e da ecologia de saberes. “A Mostra é para falar de música mas não necessariamente do fazer música. Para nós o Canto, o Toante, o Toré ou a música, está intrínseca a todas as nossas ações, em todos os segmentos. No fim, o cantar é só uma celebração, porque todo processo que a gente vive tem música”, explica Gean Ramos.

Djuena Tikuna. Divulgação.

“Como o tema que permeia a programação da mostra é o ‘reflorestamento’, a partir dele, evidenciaremos a necessidade de nos reflorestarmos enquanto humanidade. Reflorestar no sentido de quem somos, nossas experiências de vida, nosso cotidiano e maneira de ver e sentir o mundo. Diante dos desafios que estamos atravessando a nível mundial e coletivo, é hora, mais do que nunca, de nos reerguermos, de (re)acessarmos nossas raízes, o que nos compõe e nos traz até aqui. A fim de transformar essa experiência de estar e ser no mundo em uma experiência de transformação para um bem viver coletivo”, afirma Marília Nepomuceno, produtora executiva da Mostra.

Entre a programação alguns destaques são a roda de conversa “O Mundo que Enfrentamos Hoje”, que conta com a participação de Ailton Krenak e Elisa Urbano, além dos espetáculos FYKYA, de Leo Pankararu, e Dança do Buzzo, dança e celebração de tradição Pankararu.

Brisa Flow. Reprodução Instagram.

Programação II Mostra Pankararu de Música:
Transmissão no YouTube

24 de setembro (sexta):

20h – Exibição da primeira parte da web série “O Canto Pankararu”
20h40 – Shows:
– Cassia Monteiro Pankararu
– Brisa Flow
– Fykya Pankararu
21h30 – Encerramento

25 de setembro (sábado):

20h – Exibição da segunda e última parte da web série “O Canto Pankararu”
20h40 – Shows:
– Edinho Buzzo Pankararu
– Djuena Tikuna
– Mãe Dora
21h30 – Encerramento

26 de setembro (domingo):

20h – Abertura Fernando Atiã
– Roda de conversa entre Elisa Urbano e Ailton Krenak
20h40 – Shows
– Mateus Aleluia e Gean Ramos