O espetáculo Insetos ganha temporada no CCBB de 17 de maio a 10 de junho. Uma celebração aos 30 anos de trajetória da Cia. dos Atores. O texto original é de autoria de Jô Bilac, com direção de Rodrigo Portella. Os insetos ganham voz em doze quadros que se entrelaçam formando a narrativa, na qual o autor fala sobre medo e manipulação. Como uma fábula, o texto traça paralelos entre a natureza e questões políticas e sociais da atualidade – evocando comportamentos coletivos e individuais que vão sendo revelados na voz de diferentes insetos: cigarra, gafanhoto, barata, louva-a-deus, besouro, mariposa, borboleta, mosquito, cupim e formiga, entre outros.
Em cena, uma situação de êxodo gera um desequilíbrio imenso na natureza. Há escassez, tirania e guerra. O colapso está instaurado. Os gafanhotos tentam destruir tudo, mas se veem diante de uma nova ordem imposta pelo louva-a-deus. Nesse universo, o olhar sobre o humano ganha uma nova perspectiva, atravessada pela realidade dos insetos. “O Jô usa os insetos na dramaturgia em analogia com personagens da nossa história, situações que estamos vivendo atualmente. Temos figuras do poder, estratos sociais, mas sem uma nomeação direta”, explica Susana Ribeiro. “Queremos usar desequilíbrios da natureza como espelho da sociedade”, comenta Cesar Augusto.
Insetos, novo espetáculo da Cia. dos Atores, juntamente com o Jô Bilac, traz uma reflexão pertinente sobre as questões sociais e políticas contemporâneas utilizando as relações encontradas na natureza.
Serviço: Espetáculo: “Insetos”
Local: CCBB Brasília (Setor de Clubes Sul – Trecho 2 – Lote 22)
Data: De 17 de maio a 10 de junho
De quinta a domingo às 20 horas. Sábado, sessões duplas às 18 e 20 horas
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 80 minutos
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).