O pintor francês Jacques Bernoit homenageia a cidade em “Brasília de Carne e Alma”.

    As paredes da galeria Rubem Valentim, no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul recebem a exposição “Brasília de Carne e Alma”, do francês Jacques Bernoit. São mais de vinte obras de formato grande – pinturas e desenhos – consagradas à arquitetura de Brasília. O artista já expôs em Paris e Nova York, em galerias e lugares institucionais como o Espaço Niemeyer em Paris. A mostra faz parte das celebrações do Cinqüentenário de Brasília.

    Querendo homenagear a capital, Jacques Benoit pintou formatos grandes, coloridos e poderosos cujas dimensões, ponto de vista e coreografias de personagens expressam a imensidade dos céus, dos espaços e volumes da capital colocada frente às rítmicas do corpo humano. “Uma grande parte desse trabalho me levou a estudar, de forma tanto carnal quanto simbólica, as relações entre a arquitetura construída e a arquitetura humana; os volumes dos prédios entram em harmonia com os do corpo da mulher, com suas curvas e volúpias associadas às do corpo masculino, suas musculaturas e forças. Tentei inventar situações onde as duas arquiteturas dialogavam, se enfrentavam, se imbricavam num espírito de simbiose sensual”, explica o artista.

    As obras de Oscar Niemeyer e a singularidade da concepção do Plano Piloto por Lúcio Costa são inspiração para o trabalho de Jacques que se apaixonou imediatamente pela cidade ao ver fotos publicadas em revistas publicadas na ocasião da inauguração. “Sentia-me fascinado pelo estranho urbanismo esplêndido e recém-nascido, que não se assemelhava a nenhum outro na terra”, declarou o pintor no lançamento de “Três traços de Oscar”, exposição concebida em 2007 ao redor dos três prédios idealizados por Niemeyer na França.

    Serviço: Brasília de Carne e Alma

    Local: Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul – Galeria Rubem Valentim

    Abertura: 28 de outubro às 19 horas.

    Visitação: de 28/10 a 10/12.

    Entrada Franca.

    Informações: 3244-0486