“Sebastianas” promove leilão de fotografias no Museu Nacional

20 de agosto (domingo) às 17 horas.

Luan Gramacho. Divulgação.

“Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três!”. Essa expressão que vai ecoar no Museu Nacional da República (DF) com a chegada do Leilão – espetáculo de venda de obras, circuito artístico realizado desde 2020 pela Sebastianas: agência potencializadora na quebrada em parceria com Festival Mês da Fotografia. Com modelo híbrido, o Leilão ocorre presencialmente e online (com transmissão ao vivo pelo instagram.com/sebastianas.df) no dia 20 de agosto (domingo), às 17 horas.

Inspirado na tecnologia social do Leilão Pão e Tinta, do Recife (PE), o Leilão é uma verdadeira vitrine da estética, produção artística e diálogo de diversas linguagens. Durante o espetáculo, as obras são oferecidas à venda pelo lance inicial de R$200 reais. Os lances podem ser feitos presencialmente ou pela live na opção de comentários. O maior valor arremata a obra. “Criar o leilão é criar um novo âmbito de visibilidade para as artes produzidas em lugares onde as oportunidades são escassas”, comenta Loba Makua, mestra de cerimônias que nesta edição dividirá palco com DJ Úrsula Zion no comando das pickups.

Harry Cria.

Com a curadoria de Rafael Barbosa, foram selecionadas obras de todo DF e Brasil. Os nomes Domo Du Brasil (Taguatinga/DF), Wendella Alves (Taguatinga/DF), Morena (São Sebastião/DF), Elvira Cachorra (Guará/DF), Ester Cruz (Ceilândia/DF), Felipe Frazão (Nova Iguaçu/RJ), Luan Gramacho (Castelo Branco, Salvador/BA), Under (São Sebastião/DF), Harry Cria (Salvador/BA), Ayra Aziza (Praça Seca/RJ), Monique Ribeiro (Mesquita/RJ), Isabelle Prado (Itapoã/DF), Ana Luzes (Morro do Quadro, Vitória/ES), Jad William (Paranoá/DF), Boe (Samambaia/DF), Lyv (São Miguel Pta./SP), Gabriella Barbosa (Cidade Estrutural/DF), Gringo (São Sebastião/DF), Pether Ventura (Brasília Teimosa/Recife/PE), Zona (João Pessoa/PB) marcam presença no espetáculo.

Elvira Cachorra.

A Sebastianas também estará participando do Mercado da Luz, dos dias 16 a 20 de agosto com um Collab Stand, com parceria com Juliana Almeida (Riacho Fundo/DF) e Lyv (São Miguel Pta./SP), Robson Mindu (Águas Lindas de Goiás/GO), Somos Mais DF (Samambaia/DF).

Entendendo a notabilidade deste espaço para a propagação da inclusão social dentro das artes visuais, o Festival Mês da Fotografia proporciona a participação da sociedade para as exposições que impulsionam o talento daqueles que estão em busca de oportunidades e reivindicam espaços próprios de valorização das suas artes.

Morena.

Leilão – Espetáculo de venda de obras
20 de agosto (domingo) às 17 horas
Mercado da Luz – Museu Nacional da República – DF
Entrada franca.