
O projeto Solo Música traz o saxofonista carioca Leo Gandelman para recital inédito na Caixa Cultural, no dia 2 de maio (segunda), às 20 horas.
Sonho antigo de Gandelman, o recital solo representa um desafio para o artista que é um dos principais saxofonistas do país. Por ser um instrumento de sopro, são raros os convites para apresentações realmente solo e estas só se realizam em séries como o Solo Música. Em oito anos de projeto em Curitiba e Brasília, dos 72 artistas que se apresentaram pelo menos 12 estiveram pela primeira vez completamente sozinhos no palco.
Saxofonista, arranjador e produtor, Leo Gandelman é filho da pianista clássica Salomea Gandelman e do maestro Heinrich Gandelman. Aos 15 anos, já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979. Desde então participou em mais de 800 gravações. A carreira solo teve início em 1987, inspirada principalmente na música brasileira e no jazz.
Eleito durante 15 anos consecutivos o “melhor instrumentista brasileiro” pelo concurso Diretas na música, do Jornal do Brasil, seu trabalho foi lançado com grande sucesso nos Estados Unidos, onde fez seis temporadas de casa cheia no Blue Note de Nova York. Com trânsito fluente entre o jazz e o clássico, em 2001 participou como solista dos concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira nos Estados Unidos, no Lincoln Center e no Central Park. Atuou como solista de outras orquestras importantes como a Jovem de Caracas, a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sinfônica de Brasília, a Sinfônica Petrobrás, a Sinfônica da Bahia, a Sinfônica de Ribeirão Preto, entre outras.
O artista já fez parcerias com Egberto Gismonti, Toninho Horta, Wagner Tiso, César Camargo Mariano, Chucho Valdez e Bernard Purdie, entre outros, e foi, durante quatro anos, curador e diretor musical do Festival Búzios Jazz e Blues. Ao longo de sua carreira solo, gravou 10 discos, que venderam mais de 500 mil cópias. Com Radamés e o sax, ganhou o Premio TIM 2007 como Melhor disco instrumental e Melhor produtor. No ano seguinte, lançou o CD e DVD Sabe você, uma releitura de baladas brasileiras com participações de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Leny Andrade, Ney Matogrosso, Joel Nascimento e Leila Pinheiro. Seu mais recente álbum é Velhas ideias novas (2015), a terceira etapa de um mapeamento das vertentes que consolidaram um estilo brasileiro de saxofone.
Serviço: Solo Música – Leo Gandelman
Dia: 2 de maio (segunda) às 20 horas
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entarda
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes Caixa, pessoas acima de 60 anos e 1 quilo de alimento não perecível
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h. Contato: (61) 3206-6456
Duração: 80 minutos
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes) | Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Classificação indicativa: 12 anos.