Nesta quinta (3 de dezembro), às 21 horas, Hugo Rodas recebe o icônico diretor teatral Zé Celso Martinez Corrêa em uma live no Instagram do grupo Agrupação Teatral Amacaca. A transmissão faz parte da série “Desata na Rede”, da ATA, parte do projeto “ATA Virtual”, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
A live celebra a parceria artística entre os dois diretores, iniciada na década de 1980, quando Hugo viajou com os atores do extinto grupo Pitú, que foram convidados por Corrêa para integrar o Teatro Oficina. Estava então criado um forte elo entre os dois. Ainda nessa época, em 1982, Hugo dirigiu, para o Teatro Oficina, “Lírio do Inferno”, adaptação de Bertold Brecht, com a atriz Maria Alice Vergueiro.
Além das montagens, Hugo contribuiu com a preparação dos atores do Teatro Oficina nos anos 1980, época de intensa parceria da dupla de diretores na cidade de São Paulo. “O Zé [Celso] é um irmão e a gente se admira muito. Eu tenho 50% dele e ele tem 50% de mim. Existe uma sintonia na nossa loucura artística. Temos um nível de exigência bem grande no que fazemos”, diz Rodas sobre o líder do Oficina.
Em 2016, a parceria entre Zé Celso e Hugo ganhou um novo episódio, quando a ATA fez temporada no Teatro Oficina com o espetáculo “OperATA”, desenvolvido no espaço. No mesmo ano, Zé Celso viu em cena, na montagem “Ensaio Geral”, a atriz da ATA, Camila Guerra, e a convidou para atuar na montagem “Bacantes”, dirigida por ele, com preparação corporal dos atores feita por Hugo Rodas. Outro ponto de convergência entre a ATA e o Teatro Oficina foi a transição do ator Tulio Starling para o elenco do Oficina.
Para a edição de 2019 do Cena Contemporânea, Zé Celso viria para Brasília para uma vivência artística, que acabou cancelada devido a um problema de saúde enfrentado pelo diretor. Diante da impossibilidade, a equipe da ATA preparou a live com o bate-papo entre os diretores.
“Desata na rede” apresenta live com Hugo Rodas e Zé Celso Martinez Corrêa
3 de dezembro (quinta) às 21 horas
No Instagram da ATA