Ganhadores da promoção Mafuá.

As ganhadoras de pares de cortesias para a festa Mafuá, que rola hoje no La Ursa, foram:

Cleide Trindade

e

Livia Dantas

Parafraseando o ex-presidente, nunca na história da teledramaturgia desse país a reexibição de uma novela ou qualquer outro produto de mídia causou tanta comoção como Vale Tudo, reapresentada pelo Canal Viva. Mesmo com horário ingrato para a maioria dos telespectadores (a trama vai ao ar às 00h45, de segunda a sexta), o folhetim de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e Agnaldo Silva mobilizou novamente legião de fãs e movimentou as mídias sociais como o Youtube, o Facebook e o Twitter.

Personagens como Odete Roitman, Raquel Acioly, Maria de Fátima e Helena Roitman voltaram a tomar conta do imaginário nacional, seja nas mesas de bar, seja nas redes internet afora. O último capítulo da trama vai ao ar na sexta-feira e uma série de eventos nas grandes cidades do país marcará a ocasião.

Em Brasília, a festa Mafuá, já famosa por ser um baile de salão que brinca com elementos da cultura kitsch e popular, pegou carona nessa onda e vai lembrar Odete Roitman e Maria de Fátima (interpretadas por Beatriz Segall e Glória Pires), as grandes vilãs de Vale Tudo. De quebra, estende a homenagem a algumas das melhores malvadas da teledramaturgia e do cinema.

Nazaré (vivida por Renata Sorrah em Senhora do Destino), Flora (Patrícia Pillar em A Favorita), Branca Letícia (Suzana Vieira em Por Amor) e Bia Falcão (Fernanda Montenegro em Belíssima) são apenas algumas das grandes antagonistas que a trupe organizadora da festa vai lembrar com bom humor e algum estilo, claro. “As vilãs têm um glamour que nenhum outro personagem alcança. Toda atriz sonha em ser um pouco Bette Davis”, conta DJ Biondo, que organiza mensalmente a Mafuá e é o residente do projeto.

A produção da festa está investindo pesado para esta edição especial, batizada de “A Vilania é Bela”. A começar pelo flyer de divulgação, com foto estilizada de Odete Roitman usando óculos 3D. Eles ainda produziram uma série de dez vídeos que fez sucesso no Youtube e no Facebook, onde as personagens, devidamente dubladas, contam suas agruras para ir à Festa Mafuá. O esquema de publicidade rendeu. “Tivemos mais do que o dobro de acessos diários na página da festa desde que soltamos o primeiro vídeo na semana passada”, conta Ana Luiza Aguiar, também organizadora e responsável pelo conteúdo digital da festa. “Os comentários também mais do que duplicaram”, analisa.

Mistureba para gostos exigentes

A Mafuá tem acontecido mensalmente e propõe-se a ser um baile de salão, embalando centenas de pessoas ao som de música brasileira em suas várias vertentes, com lampejos de world music. Aliás, o espírito da festa é mesmo esse, de promover um baile de quase-carnaval. “No caso, é um baile de salão nonsense, já que não ficamos restritos a um só ritmo, passeamos por vários estilos durante a noite. O único critério é ter bom gosto e delirar com harmonia”, define Biondo.

Na cabine, a escalação dos DJs também foi pensada para surpreender o público, principalmente com intervenções do universo pop. Além de Biondo, figurarão Clarice Garcia (residente da festa da Vivendo e Aprendendo), Nina A, de São Paulo, e Ullisses Campbell, também de São Paulo, residente do Clubes Lôca e Sonique, entre outros. O set de Ullisses deve ser uma das sensações da noite. Ele foi convidado para fazer uma apresentação inteirinha com temas de novelas de todos os tempos. Já que o mote é Vale Tudo, então vale tudo mesmo: aberturas, temas nacionais e internacionais”, adianta Biondo.

A festa também vem ficando reconhecida por trazer diferentes performances de bailarinos estilizados com a temática da edição. “Teremos quatro dançarinos que, claro, também são vilões conhecidos. Mas é tudo surpresa”, brinca a produção.

Os vídeos disponibilizados no período de divulgação também serão exibidos durante a festa, em telões espalhados pelo salão do La Ursa, que abriga a festa desse sábado. Além disso, a pista será decorada com banners das principais vilãs. “O mote da festa é Vale Tudo, principalmente Odete Roitman. Mas como a gente trata muito do imaginário coletivo e da cultura pop, não nos furtamos a expandir a pesquisa. Teremos figuras de Bette Davis, Glenn Close e até a Rainha Má da Branca de Neve enfeitando o salão e animando a folia, que deve ir até de manhã, a se medir pelas outras edições da festa”, conta Rodrigo Hilário, presidente do Suvaco da Asa, bloco de carnaval que produz a festa em parceria com Biondo.

Aliás, a decoração da festa –  que tem um manequim de vitrine como hostess, apelidada de Alaíde – é outra atração que vem chamando cada vez mais atenção na Mafuá. Os organizadores fazem questão de registrar que todos os adereços são feitos à mão, a fim de preservar o espírito artesanal do evento, diretriz embutida no próprio conceito do projeto. “Sempre trabalhamos com cultura, regionalismo e até religiosidade como mote. Já fizemos painéis decorativos com pentes coloridos, espelhinhos de feira e, dessa vez, será uma elegia à cultura pop das telenovelas, tão arraigada no comportamento do brasileiro”, analisa Biondo.

Os ingressos antecipados para a festa Mafuá estão à venda, em quantidade limitada, no Balaio Café (201 Norte) e no próprio La Ursa, que fica no Setor Bancário Norte. A folia do próximo sábado está marcada para começar às 23hs e não costuma acabar antes do nascer do sol.

Serviço: Festa Mafuá

DJs: Djs Biondo, Clarice Garcia, Ullisses Campbell (SP), Nina A (SP)

Data: 9 de julho de 2011 (sábado) às 23 horas

Local: La Ursa (Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco J)

Entrada: Primeiro lote de Ingressos antecipados à venda, por R$ 15, no próprio La Ursa e no Balaio Café (201 norte).

CI: 18 anos.