O Manual do Choro ganha lançamento no dia 26 de agosto (sábado), às 21 horas, no Clube do Choro. Os músicos Henrique Neto e Dudu Maia, dois expoentes do Choro que se faz hoje no Brasil, analisaram a obra e o estilo dos maiores criadores do gênero. Descobriram semelhanças fundamentais nos caminhos harmônicos e nas soluções musicais encontradas por cada compositor.
O Manual do Choro representa o fruto de quase duas décadas de experiência da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, a primeira dedicada exclusivamente ao ensino do gênero no Brasil, sediada em Brasília desde 1998. Para chegar ao formato da publicação, o violonista Henrique Neto, coordenador da Escola, e o bandolinista Dudu Maia estudaram o legado de alguns dos maiores nomes da música popular brasileira, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ary Barroso, Garoto, Radamés Gnatalli, Waldir Azevedo e K-Ximbinho, entre outros. Mais do que coincidências, eles perceberam que havia uma autêntica conexão entre muitas composições dos grandes mestres separadas no espaço e no tempo. A partir daí, partiram para sistematizar essa constatação com uma iniciativa inédita na história da MPB. Além dos conceitos teóricos, o método vem com dados históricos e partituras, um CD com áudios inéditos dos exemplos citados no livro, playbacks e interpretações de clássicos do Choro e de obras autorais inéditas.
O bandolinista Hamilton de Holanda, expoente da musica brasileira e virtuose de seu instrumento, foi um dos colaboradores do Manual e deu dicas e sugestões para sua elaboração. Hamilton afirma:”O Manual do Choro tem uma importância histórica. Acima de tudo é uma valorização da cultura do Brasil” . E completa: “O manual faz com que a linguagem musical (do Choro) fique fácil de entender e é garantia de propagação e divulgação do nosso chorinho pelo mundo.”
Serviço: Lançamento do Manual do Choro
Data: 26 de agosto (sábado) às 21 horas
Local: Clube do Choro de Brasília
Preço do exemplar: R$ 40,00 (Preço de Lançamento)
Informações: (61) 99557 8045
Site: www.manualdochoro.com.br