O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado em 5 de maio desde 2009, quando a Unesco instituiu a data que une cerca de 260 milhões de pessoas oriundas do Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Lusofonia sem fronteiras geográficas e sonoras, “Meu Bairro, Minha Língua” aporta no Teatro da Caixa Cultural na sexta (5 de maio), às 20 horas, no raro intercâmbio entre Dino D’Santiago, Brisa Flow e Lavoisier.
idealizado por Vinicius Terra, o projeto reafirma nossas raízes e heranças culturais e evidencia o processo de identidade social com a língua portuguesa contada em gírias e figuras de linguagem que ressignificam nosso idioma.
A ancestralidade da língua e a história da travessia se entrelaçam em encontros do fado com o candomblé, da bossa nova com o trap e do afrobeat com o jazz.
Dino D’Santiago, português de origem caboverdiana, sempre teve o batuque como transe desde cedo. Sua carreira foi catapultada quando cantou “Petit Pays” de Cesária Évora em Lisboa e foi apresentado a Madonna, que viu nele um forte motivo para morar ali. Dino foi cicerone de noites memoráveis e introduziu as batuqueiras que participaram do disco e turnê “Madame X”.
Brisa Flow acaba de lançar o clipe “Etnocídio”. Com forte engajamento político, foi a primeira artista indígena a se apresentar no Lollapalloza, está em seu terceiro álbum de estúdio, onde aborda o amor e exalta a guerreira Janequeo, em uma alquimia do rap com cantos ancestrais, jazz, eletrônico e neo soul.
Lavoisier é formada por Patrícia Relvas e Roberto Afonso. O duo une música popular e tradicional portuguesa com toques do tropicalismo brasileiro.
Meu Bairro, Minha Língua – Uma celebração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa
5 de maio de 2023 (sexta) às 20 horas
Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada, estudantes, professores, pessoas acima de 60 anos, empregados e clientes Caixa)
Classificação: 12 anos
Duração: 90 minutos.