São trabalhos representativas de artistas contemporâneos em linguagens como escultura, fotografia, instalação, pintura e vídeo. Grande parte deles volta seu olhar irônico sobre questões ligadas à violência, como conflitos bélicos, o lugar da mulher na sociedade, a modernidade em contraponto a tradição.
A iraniana Shirin Neshat, em sua série Mulheres de Alá, apresenta fragmentos de corpos femininos associados às inscrições caligráficas e armas. A palestina Laila Shawa causa com a sua irônica colagem Fashionista Terrorista.
O turco Sener Ozmen mostra Caminho para Tate Modern, um vídeo em que dois homens engravatados interpretam Dom Quixote e Sancho Pança no percurso do deserto à Tate Modern, bem longe dali, em Londres. O marroquino Mounir Fatmi criou Entre linhas, onde uma lâmina de serra tem recortes de caligrafia árabe. O turco Sener Ozmen incorpora o super-homem e dedica-se a cumprimentar Alá, em uma imagem com um senso de humor aguçado. O turco Halil Altindere, apresenta três vídeos: Dengbejs, Miracle e Oracle.
Só para mencionar alguns dos artistas em um recorte da arte de países islâmicos, com obras provenientes de coleções européias e norte-americanas, como Saatchi Gallery, Saeb Eigner Collection, October Gallery e Rose Issa Gallery, (Londres), Gladstone Gallery (Nova York) e acervos de Paris e Istambul.
A curadoria de Ania Rodríguez focou em artistas que em suas poéticas questionam a imagem estereotipada que o ocidente tem sobre o oriente, pois eles “contribuem para desarticular visões homogêneas e reducionistas, mostrando a consciência crítica, representativa dessas sociedades”.
“A tradição muçulmana é muitas vezes questionada e mesmo reinventada nos trabalhos reunidos na exposição, através de técnicas e imagens típicas aproveitadas para estruturar discursos que dialogam com o presente”, completa Ana.
São 19 artistas convidados: Shadi Ghadirian, Shirin Neshat, Bita Ghezelayagh (Irã), Khaled Hafez e Susan Hefuna, Wael Shawky (Egito), Ali Talib, Hassan Massoudy, Hassan Massoudy (Iraque), Halil Altindere, Sener Ozmen (Turquia), Kamel Yahioui (Argélia), Laila Shawa, Malileh Afnan, Taysir Batniji (Palestina), Lucia Koch (Brasil), Mounir Fatmi (Marrocos), Shezad Dawood (Inglaterra) e Ramia Obaid (Síria).
Serviço: Miragens: Arte Contemporânea no Mundo Islâmico
Visitação: 11 de maio à 08 de junho de 2011
Horários: terça à domingo, das 9:00 às 18:30
Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Esplanada dos Ministérios)
Entrada Franca
Classificação Livre.