A exposição de joias “Arquitetura do Objeto” reúne três importantes designers de Brasília:
Flavia Amadeu, Nazareth Pinheiro e Thelma Avani sob curadoria de Luiz Galvão
Flavia Amadeu conversou com o Acha Brasília:
Fale sobre a parceria com o curador.
Fui apresentada ao artista e arquiteto Luiz Galvão pelo designer Dimitri Lociks em 2007, eu e o Dimitri tínhamos a intenção de criar um grupo de criação de design em Brasília, unir pessoas interessantes e com um trabalho forte. Inicialmente éramos nós dois e o Luiz era a pessoa mais experiente, a qual podíamos nos reportar para trocar idéias sobre nossos trabalhos. Então decidimos preparar uma exposição de design com a curadoria do Luiz Galvão. Procurávamos outras pessoas para participar do grupo e lembrei da Nazareth, eu a tinha conhecido numa oficina que ela ministrou na faculdade em que eu trabalhava e desde então nós tínhamos a intenção de desenvolver algum trabalho juntas. O Dimitri precisou se mudar e ficamos apenas nós, outras pessoas foram convidadas a participar do grupo e não deu certo. O Luiz tornou-se um professor, consultor e amigo, íamos à casa dele uma vez por semana para discutirmos idéias, nossos trabalhos em desenvolvimento, técnicas e materiais. Agora com menos intensidade, continuamos esse diálogo.
Como as três designers se uniram?
No ano passado encontramos a Thelma Aviani, já nos conhecíamos, mas começamos a conversar sobre a idéia de montar um atelier juntas e aí a coisa fluiu, mal pesquisamos e encontramos uma sala que adoramos e pronto, juntamos nossas ferramentas de trabalho e vontade de criar. Montar um atelier de joias é algo complexo, pois exige muitas máquinas, ferramentas e bancadas, juntas, nós unimos o que cada uma tinha e o atelier ficou praticamente completo. Como o trabalho da Thelma conversa com o meu e o da Nazareth, nosso curador não teve dúvida em aceitá-la para a exposição.
Como foi o processo de criacao de suas joias?
O “enfrentamento do material” pra mim é a coisa mais interessante, gosto de explorar o que cada material pode me oferecer, me dizer, é o material o meu principal viés criativo, é a partir de suas características, possibilidades e limitações, que busco referências, formas, composições. Para esta exposição, trabalhei com vários materiais, mas o principal é o couro da avestruz (de criadouro, claro). Esse couro é um dos mais nobres da natureza, lindo, resistente e texturizado.
Um breve release sobre as designers e o curador:
Flavia Amadeu é brasiliense, artista e designer crescida na cidade, formou-se em Desenho Industrial e fez seu mestrado em Artes Visuais, ambos pela Universidade de Brasília. Em suas peças destaca-se a geometria, a relação com o corpo no ato de vestir e a valorização máxima dos materiais utilizados. Seu trabalho “Joias Orgânicas”, de borracha ecológica, é conhecido internacionalmente. Visite o site: www.flaviaamadeu.com
Nazareth Pinheiro é arquiteta e designer, nascida em Fortaleza, tendo se mudado para Brasília em 1979. Formada também na Universidade de Brasília, morou por 8 anos em São Paulo (1998-2006), onde fez parte do grupo Notech Design. Já expôs trabalhos em Roma e São Paulo. Em suas peças estão presentes a leveza das linhas curvas de Brasília.
Thelma Aviani é brasiliense, designer de joias, pós-graduada em Joalheria pela RMIT, Melbourne, 2000, cursou o liceu de Joalheria Artística na Escola Massana, Barcelona em 2007. Já expos em diversos países, entre eles: Austrália, Finlândia, Espanha, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Suíça e Itália. Sua próxima exposição será no México. Visite o site: www.thelmaaviani.com
Curadoria – Luiz Galvão é artista reconhecido internacionalmente, residente em Brasília, trabalha há mais de 30 anos com a valorização da tradição e da cultura brasileira, principalmente a dos índios amazonenses. Galvão orienta e acompanha o trabalho das artistas há dois anos, auxiliando no processo criativo e crítico de produção das peças.
A abertura acontece no dia 23 de março de 2010 às 18h30
A exposição ficará até o dia 04 de abril, de 9h às 21h.
Local – Biblioteca Nacional de Brasília – 2º andar – Esplanada dos Ministérios
No dia 30 de março acontece a palestra “Design Criativo“, de 19 às 20h30 no Auditório da Biblioteca – 2º andar