Renato Acha
O Festival Multiplicidade_Imagem_Som_inusitados chega ao Instituto Cervantes Brasília de 7 de março a 14 de abril e apresenta uma retrospectiva que aborda os dez anos de trabalhos do artista visual e cineasta catalão Carlos Casas que desenvolve um trabalho em que funde documentário, cinema e artes visuais e sons de maneira peculiar.
Em 2001 Casas começou a produzir uma trilogia dedicada aos lugares mais remotos do planeta, como Patagônia, Uzbequistão e Sibéria. A jornada durou uma década e agora o público de Brasília pode conhecer melhor este multi artistas que transita com talento por linguagens como o cinema, fotografia e vídeo-instalações.
No dia 7 de março (quarta) às 19:30 acontece a Mesa Redonda de abertura da exposição com o tema Crônicas do Fim do Mundo, Carlos Casas e seu pós-cinema, com a presença de Carlos Casas, Batman Zavareze (Curador do Multiplicidade), Renata Azambuja (Professora de Artes Visuais – UnB) e Wagner Barja (Diretor do Museu Nacional).
No bate-papo serão discutidos técnicas, olhares, processos, problemas linguísticos e de acesso aos locais de filmagem, além da metodologia de trabalho e criação, apresentando um panorama dos dez anos que envolvem “A Trilogia END” e outros trabalhos do cineasta.
O Multiplicidade Imagem Som Inusitados é um festival de performances audiovisuais que acontece desde 2005 no Rio de Janeiro, mostrando ao público um amplo repertório de atrações no espaço cultural de arte e tecnologia Oi Futuro e no teatro Oi Casa Grande. Seu principal conceito é unir num mesmo palco arte visual e sonoridade experimental em espetáculos multimídia.
Serviço: Festival Multiplicidade_Imagem_Som_inusitados
Data: De 7 de março a 14 de abril de 2012
Local: Instituto Cervantes (SEPS 707/907 sul)
Mesa Redonda – 7 de março às 19:30
Entrada Franca.