Mostra reúne fotografias de artistas provenientes de doze países.

De 17 de março a 18 de junho.

"Las Moscas También Durmen" de Ricardo Muñoz Izquierdo (Colômbia).
“Las Moscas También Durmen” de Ricardo Muñoz Izquierdo (Colômbia).

A exposição Mundo, Imagem, Mundo está em exibição no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça de 17 de março a 18 de junho. A mostra reúne cerca de oitenta obras fotográficas impressas e seis vídeos de dezoito artistas provenientes de doze países (Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Nigéria e Sérvia).

O conjunto de obras apresentado em Brasília faz parte dos trabalhos selecionados a partir de convocatória pública empreendida em 2015 pelo Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte, FIF-BH, que recebeu, ao todo, mais de 1450 inscrições, vindas de 48 países dos 5 continentes. Além da dupla idealizadora do projeto, os artistas visuais mineiros Bruno Vilela e Guilherme Cunha também participaram da curadoria o crítico e ensaísta, Eduardo de Jesus, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; e Patrícia Azevedo, artista e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

O pensamento e a reflexão sobre a imagem e o seu impacto nas relações humanas, propostos na exposição, serão ampliados com a ação do Programa Educativo do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça. O projeto de atendimento ao público visitante visa estabelecer um momento de diálogo, de inserção das obras em contextos possíveis, fornecendo acesso e subsídios para que o público conheça e reflita sobre Arte e o universo que a circunscreve.

O TCU conduz um programa educativo de visitação para alunos de instituições públicas do Distrito Federal, que inclui transporte fornecido pelo Tribunal. As turmas são recebidas de segunda a sexta, a partir das 9h no turno da manhã e, à tarde, a partir das 14 horas. Habitualmente, as turmas agendadas para o Espaço Cultural visitam antes o Museu do TCU, onde, recebidos por educadores, apreciam a exposição Casa dos Contos. Demais instituições, escolas particulares, visitantes espontâneos e outros grupos são atendidos, com ou sem agendamento e conforme a disponibilidade de educadores, nos horários de 9 às 19 horas de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 14 às 18 horas. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (61) 3316-5221.

Claude Rouyer. Série "Chemins Maigrelets".
Claude Rouyer. Série “Chemins Maigrelets”.

Serviço: Exposição “Mundo, Imagem, Mundo”
Abertura: 17 de março (quinta) às 19 horas
Visitação: de 18 de março a 18 de junho
De segunda a sexta, das 9 às 19 horas e aos sábados, das 14 às 18 horas.
Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (TCU – Setor de Administração Federal Sul – SAFS Quadra 4, Lote 1 – Brasília/DF)
Classificação indicativa: Livre.