Últimos dias para conferir a mostra fotográfica “Na Estrada” na 508 Sul

Até 30 de janeiro.

Paris (França). Foto: Fernando Barros

Em exibição na Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo desde 23 de novembro de 2021, a exposição de Fernando Barros, com curadoria de Marília Panitz, se despede dia 30 de janeiro de 2022. A mostra conta com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Sobre seus registros, segundo Marília Panitz, “eles provocam o olhar a constituir versões possíveis para a articulação de fragmentos que recolhe, estes mantendo o anonimato do local de recolhimento”, avalia a curadora, que destaca: “é aí que esse conjunto de fotos deixa o estatuto de registro documental de viagem e se torna proposta poética”.

Na Estrada está compartilhada em seis núcleos, com em média 14 fotos cada, e duas delas estabelecem certa pedagogia de leitura. Com composição semelhante, a parede europeia pintada há séculos e o carro de frutas de uma ilha na África se aproximam pela paleta de cores e motivo, eliminam distâncias, porém, mantém as diferenças.

Garapuá (Bahia).

Azuis e Vermelhos exploram a ideia de cor dominante, não necessariamente como espaço da superfície imagética. Talvez muito mais como captura e organiza todos os elementos visuais em torno dele.

Palavras e Janelas tratam ícones que marcam as diferenças culturais e dão o caráter dos lugares visitados que contextualizam as culturas aos olhos do viajante. Mas também revelam certas correspondências impensáveis quando não detemos o código da linguagem e dos costumes. As formas que dão nome aos núcleos, presentes em cada foto, também criam um ritmo próprio, sugerindo-nos certo método do artista.

Personagens e Pontos de Fuga convidam a ver a vida. São micronarrativas que se iniciam em uma imagem e seguem na seguinte, que a contamina. Uma subversão espaço-temporal cria ligações entre pessoas, ruas, paisagens remotas, separadas pela geografia e pela história, e unidas pela humanidade. Um convite à viagem, sem sair do lugar.

Fernando Barros captura instantâneos pelo mundo há um bom tempo. Diferentemente do registro turístico, suas fotos têm o viés da pesquisa imagética, das possibilidades de enquadramento e recorte daquilo que o olhar estrangeiro captura, ao deparar-se com outros horizontes.

Ancona (Itália).

Exposição fotográfica: Na Estrada
Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo (CRS 508 Bloco A – Asa Sul)
Até 30 de janeiro
Visitação: De terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Classificação: Livre
Informações: (61) 3244-0411
.