O álbum “Nó Central” do grupo Forró Red Light é uma imersão no universo atual da produção musical do DF que conta com a parceria de onze artistas locais para compor o repertório. Cada uma das onze músicas foi composta em diálogo com o universo de cada grupo parceiro. Novas músicas, remixes de gravações originais, canções rearranjadas, sons sampleados, entre outros nós em pingos d’água.
Em “Nó Central” se amarraram ragga com baião, dance hall com xote, ciranda com slides de guitarras havaianas, xaxado com samplers do MPLA e música folclórica de Angola. Ableton Live, Instrumentos reciclados, launchpad, sanfona pé de bode, pedais, delays, rabecas, cortes e mixagens. Alfaias, ganzás, papo reto, vadiagem. Poesia lírica, imagética, psicodélica. Beats, reverbs, transpose no Hi Hat.
O álbum contou com a participação de onze artistas do DF de diversos estilos e gerações. Artistas consagrados e novos expoentes da cena de Brasília, o que se configura em um recorte temporal da música da Capital. Trata-se de um valioso trabalho para divulgação da cultura local de agora. É também um registro sonoro da cidade de Brasília atual para futuras gerações que venham ousar se enlaçar nesse nó da dança do tempo. E se lançar na modernidade cosmopolita, futurista da nossa sofisticada e calorosa planície do Cerrado. No miolo do quadrilátero do Planalto Central traçado, riscado por Louis Cruls. No Centro-Oeste da Vera Cruz, Terra do Pau Vermelho Brasil.
O show de lançamento contará com as presenças ilustríssimas de Dona Gracinha da Sanfona, Incidental Percussiva, Mestra Martinha do Coco, Ha-Ono-Beko, Renato Matos, Batidão Sonoro e Rafa King Zulu da Banda Jahcareggae. Todos os parceiros nesse galope unidos pelos sons que ecoam pelo místico Distrito Federal.
Sobre o Forró Red Light – Projeto formado por Geninho Nacanoa e Ramiro Galas com uma proposta-missão de inovação em um dos estilos mais consagrados e utilizados no universo musical brasileiro: o forró. Entretenimento e diversão são o alicerce desse som, que sopra novos ventos, trazendo uma pesquisa de música com versões e remixes de clássicos do forró, do xote e do frevo, mas com uma pitada diferente: um molho eletrônico. As músicas autorais também animam esse forró para “dançar agarradinho”. Bases eletrônicas e samples fazem o reboco da animação em um sistema forrobodó live PA. A proposta é de um som pegado, um fungado constante de cangote, com um arrastado de chinela buliçosa. Músicas do Brasil e do mundo se misturam ao som de um bom baião ou forró pé de serra. Nossa atmosfera é de um arrasta-pé do futuro!
Geninho Nacanoa é músico e produtor do DF. Fez parte do grupo HaONO, que utiliza instrumentos musicais reciclados e a valoriza as culturas tradicionais e, com o Unos Coletivo, atua no intercâmbio Brasil-África, realizando eventos de integração de artes urbanas. Em arte-educação, trabalha em projetos sociais, ligados ao meio ambiente, à música popular e à world music. Na “Iandé Radiola dos Povos”, trabalha com o conceito de rádio poste em eventos indígenas. Está finalizando um LP, fruto de seu trabalho solo, intitulado “Goiamundo”.
Ramiro Galas é um jovem brasileiro apaixonado pelos meios eletrônicos de música e arte. É formado em Letras e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Música em Contexto na Universidade de Brasília. Sua dissertação e artigos tratam sobre a cultura DJ, o uso do sample, o papel das redes sociais na circulação musical, entre outros temas. Como produtor de música eletrônica, participou da trilha sonora de espetáculos cênicos, curtas e longa-metragens. Já se apresentou nas pistas alternativas dos grandes festivais de música eletrônica no Brasil. Em 2013, foi vencedor do Festival Candango Cantador na categoria Melhor Produção Original de Música Eletrônica.
Lançamento de “Nó Central” – Novo álbum do Forró Red Light
Festa Maracutaia no CarnaConic
29 de abril (sexta) às 22 horas
Chicão do Conic (SDS – Conjunto Baracat, Loja 29 – Asa Sul)
Ingressos: 1º Lote: R$ 20,00 / 2º Lote: R$ 30,00
Vendas online no Shotgun
Na portaria todos os ingressos estão sujeitos a alteração de valores durante a noite.
Classificação: 18 anos
Informações: www.instagram.com/chicaodoconic/
Não serão tolerados homofobia, transfobia, assédio, racismo e machismo. Sujeito a ser expulso da casa. Passou por alguma situação desagradável? Procure a produção.
Passaporte Vacinal – Ter tomado as duas doses da vacina agora é lei no Distrito Federal e no reino da Birosca. Baixe o aplicativo Conecte SUS, faça seu login e senha e apresente isso na entrada para poder entrar, ou leve seu cartão de vacina e apresente na bilheteria. Atenção: Prints e fotos dos documentos não serão válidos.