O menino que vendia palavras.

Divulgação.
Divulgação.

O espetáculo infantil “O menino que vendia palavras” está em cartaz na Caixa Cultural, nos dias 28 e 29 de setembro (sexta e sábado). A montagem é baseada no livro do escritor Ignácio de Loyola Brandão, vencedor do prêmio Jabuti de 2008 e traz o ator Eduardo Moscovis no elenco, com trilha sonora original produzida por Domenico Lancelotti e Pedro Sá e canção interpretada por Adriana Calcanhotto.

A história do próprio autor é narrada no livro. Sua infância se passou nos anos 1940, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. O pai de Ignácio, assim como o pai da personagem do livro, era um apaixonado pelas palavras e conseguiu formar uma biblioteca com mais de 500 volumes. A adaptação para o teatro tem direção de Cristina Moura e dramaturgia de Pedro Brício. O espetáculo mostra os conflitos originais da obra, a relação afetiva entre pai e filho e, sobretudo, estimula o prazer de ler e de contar histórias.

“É muito instigante debruçar-se sobre o universo infantil, que é estimulante, desafiador e delicado”, comenta Cristina. “Crianças são inteligentes e merecem ser tratadas com inteligência. O desafio é encontrar a maneira de dialogar com seu universo e também tratar de assuntos interessantes para eles”, completa a diretora.

O espetáculo foi montado em processo colaborativo de toda a equipe, desde os ensaios, no Rio de Janeiro. “Inventamos histórias, cenas, personagens, mas a narrativa que conduz o espetáculo e os conflitos principais são os originais da obra de Ignácio de Loyola Brandão”, explica Brício. “Gosto muito da liberdade, da imaginação, da força que o menino descobre, quando se aventura pelo universo das palavras. É um livro que fala do prazer de ler, de contar histórias e de entender o mundo”, complementa.

o_menino_q_vendia_palavras 2

Serviço: “O menino que vendia palavras”

Data: 28 e 29 de setembro de 2013 (sábado e domingo)

Horário: sábado, às 17 horas; domingo, às 15 e 17 horas

Local: Caixa Cultural (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – edifício anexo à matriz da Caixa)

Informações: (61) 3206-9448 / 9449

Classificação etária: Livre para todos os publicos

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de brinquedo

Capacidade: 414 lugares (8 para cadeirantes)

Não será permitida a entrada após o início da sessão.