O Príncipe da Dinamarca em versão infantojuvenil.

O Principe da DInamarca
Fotos: João Caldas. Divulgação.

“Hamlet”, um dos maiores clássicos de Shakespeare, ganha versão infantojuvenil com “O Príncipe da Dinamarca”, em cartaz no CCBB de 11 a 13 de abril. Com adaptação e direção de Angelo Brandini, a Companhia Vagalum Tum Tum se debruçaram para adaptar o texto denso para o universo infantil.

“É a mesma para qualquer adaptação dos textos clássicos e principalmente os de Shakespeare: manter a essência do original e ao mesmo tempo torná-la interessante às crianças e jovens”, conta Angelo. “O Príncipe da Dinamarca” tem início em um cemitério abandonado, onde dois divertidos coveiros desenterram antigos personagens de Hamlet, que agora se transformaram em engraçadas caveirinhas. A partir daí eles decidem reviver a historia do príncipe Hamlet cujo pai, o rei da Dinamarca, havia morrido de forma misteriosa, deixando o trono nas mãos do ambicioso Claudio.

Sobre a presença da morte em uma adaptação infantil, Angelo Brandini enfatiza que “mesmo nas montagens para crianças, não devemos negar a morte, pelo contrário, devemos escancará-la até ao ponto em que passe a ser o que há de normal dentro daquele contexto. No caso de Hamlet, a saída foi começar a história pelo que viria depois do final no original, ou seja, todos já estão mortos e enterrados e a história é revivida pelas caveirinhas dos personagens, que cantam, dançam, representam e são figuras bastante divertidas.”

O Principe da DInamarca

Serviço: O Príncipe da Dinamarca
Local: Teatro do CCBB (SCES, Trecho 2, Lote 22)
Informações: (61) 3108-7600
Dia 11 de abril (sexta) – sessões às 10 e 15 horas – exclusivas para escolas
Dias 12 e 13 de abril (sábado e domingo) – sessões às 16 horas – abertas ao público geral
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)
Duração: 60 minutos
Público alvo: Dos 6 aos 16 anos, além dos pais e acompanhantes.