Bené Fonteles lança o livro “O Rei e o Baião” nesta sexta (17 de dezembro) às 11 horas no auditório do Ministério da Cultura. A obra visa abordar a memória de uma dos maiores representantes da cultura do Nordeste, Luiz Gonzaga, por meio de textos e imagens. A data de lançamento ocorre na semana em que Gonzagão faria 98 anos (13 de dezembro), consagrado como o Dia Nacional do Forró.
Na opinião de Fonteles, Luiz Gonzaga está entre os seis pilares da cultura musical do Brasil, ao lado de Tom Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa, Dorival Caymi e Cartola. No livro feito com várias participações há ensaios com fotografias, xilogravuras, pinturas, esculturas em uma rica iconografia que é considerada o mais completo registro da carreira do Rei do Baião, com participações de Gilberto Gil, Hermano Viana, Antônio Risério, Gustavo Moura, entre outros grandes nomes de diversas áreas da cultura.
“Ele tem uma importância enorme. Influenciou uma geração de artistas e definiu todos os rumos da música popular no Brasil”, define Bené Fonteles.
O ministro Juca Ferreira destaca que “o lançamento do livro faz parte da mobilização e da comemoração do grande passo que o Ministério da Cultura está dando, de criar um centro de referência em torno de uma das figuras centrais da música popular brasileira, certamente entre os nossos três maiores compositores e cantores: Luiz Gonzaga”.
Serviço: Lançamento do livro “O Rei e o Baião” de Bené Fontelles (organizador).
Data: 17 de dezembro (sexta) às 11 horas
Local: Auditório do Ministério da Cultura.
O livro não será vendido, mas há uma cota a ser distribuída para os que chegarem primeiro ao evento.