O grupo Os Onze doa três obras ao Ministério da Cultura.

Ivald Granato, integrante do grupo Os Onze. Foto de Renato Acha.

O grupo Os Onze fez a doação de três obras para o Ministério da Cultura (MinC), nesta terça-feira (24), às 14h30, no gabinete do ministro, Juca Ferreira. O grupo se reúne desde a década de 70 e em 2006 foram convidados pela Alemanha para expor em Berlim. 

A trupe é composta por artistas consagrados e elaboram, numa clara alusão as seleções de futebol, uma obra plástica que transmite o conceito do futebol-arte, expressão brasileira de integração entre a cultura, a arte e a identidade do brasileiro. As obras que serão doadas para o MinC são dos artistas Antônio Peticov, José Zaragoza e Tomoshige Kusuno. 

O grupo tem por objetivo doar obras para diversas entidades, a fim de possibilitar maior identificação entre o Futebol Arte e a cultura brasileira. 

A última exposição internacional do grupo foi na África do Sul, em Johannesburgo, na exposição África 2010 x Brasil 2014 com obras de arte dos mais renomados artistas brasileiros e sul africanos, tendo como pano de fundo uma das mais inquestionáveis paixões do Brasil e do mundo: o futebol. 

As obras desses artistas são expostas nos países sedes das Copas do Mundo, mostrando os expoentes brasileiros nas artes plásticas juntamente com artistas do país sede. Mestres em todas as escolas, todas as técnicas, com carreiras artísticas de muitas décadas que reunidos como jovens iniciantes divulgam suas mensagens de inquietudes, emoções, amor em uma técnica apurada e perfeita. 

A expressão Futebol Arte é brasileira e trata-se de uma expressão única identifica a cultura brasileira, nosso jeito de ser, nossa maneira de ver o mundo e nos divertir, nossa dedicação, entusiasmo, diversidade e identidade consagrada. 

Confira a entrevista com Ivald Granato e Edson Botelho para o Acha Brasília por ocasião da abertura da mostra na Câmara dos Deputados.