OSGEMEOS trazem a Mostra “Vertigem” em março.

A exposição “Vertigem” dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo chega ao CCBB em março.
A dupla de grafiteiros paulistanos tem trabalhos em várias cidades do mundo, inclusive  pintou um painel de 25 metros na fachada do Tate Modern na mostra Street Art.


O Pavilhão de Vidro do CCBB está pintado numa área total de 5,5m x 20m, além das instalações como Farol, Cabeças, Músicos, Pássaro. Algumas obras são interativas, como a escultura Luminescence, um cubo-cabeça, suspenso no ar, em que o visitante encaixa a cabeça e tem uma visão infinita das pessoas – o interior do cubo é coberto de espelhos e pequenas luzes.

Nascidos em 1974, no bairro do Cambuci, em São Paulo, um dos bairros paulistanos mais influenciados pelo rap e pelo break, os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio começaram sua trajetória na street art em finais anos 1980. Em 88, eram dançarinos de break e conheceram o graffiti. Mas a arte nunca foi estranha a eles. O irmão mais velho, Arnaldo, sempre desenhou muito; os pais Margarida e Walter sempre incentivaram. Foi questão de observar e amadurecer o estilo.

O trabalho da dupla está ligado a sua vivência na cidade. Centrada na construção de um imaginário próprio e peculiar, a obra mescla elementos do folclore , natureza, música, elementos nacionais com outros ligados ao desenvolvimento da arte nascida nas ruas. Algumas telas seguem a tradição do retrato, com personagens centrais em padrões multicoloridos e envoltos numa aura surreal. As instalações oníricas incorporam carros, barcos e bonecos cinéticos gigantes à pintura de parede em grande escala.

Em 1993, OSGEMEOS começaram a participar de mostras coletivas. Seis anos depois, suas criações entraram para o cenário internacional da arte contemporânea e também do circuito comercial, no Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Cuba, Japão, China, Austrália e nos Estados Unidos, onde são representados pela Deitch Projects, a mesma galeria de Keith Haring e Jean-Michel Basquiat e, no Brasil, pela Fortes Vilaça.

Em 2007, OSGEMEOS foram convidados para pintar o castelo histórico de Kelburn, em Ayrshire, um dos mais importantes da Escócia. Em 2009, coloriram em Nova Iorque  o grande muro pintado por Keith Haring, em 1982, que imortalizou o cruzamento da Bowery com a Houston. O trabalho, uma homenagem ao 50º aniversário do artista, rendeu à dupla excelente crítica de Roberta Smith no NY Times: “Um mural fantástico e épico; um sonho de felicidade traçado à melancolia. Realismo mágico”.

Tem vídeo no ar:

OS GÊMEOS//GRAFITEIROS//THE TWINS//GRAFFITI

Serviço:

Vertigem – OSGEMEOS

Local: Pavilhão de Vidro – CCBB-DF

Data: 02 de março à 15 de abril de 2010