Depois de percorrer outras capitais do país, a mostra Parallel Nippon chega à cidade apresentando imagens do que a arquitetura japonesa produziu de mais importante entre 1996 e 2006. Integrada ao Mês da Cultura Japonesa 2010, a mostra traz ainda o arquiteto japonês Ryue Nishizawa, co-vencedor do Prêmio Pritzker deste ano, a mais distinta e concorrida premiação no universo da arquitetura internacional. Nishizawa vem apresentar uma palestra no Museu Nacional no dia 17 de setembro, em evento integrante do 1º Simpósio Internacional sobre Arquitetura e Museus. Novas Tendências. Brasília 50 anos.
A mostra configura uma abrangente exposição itinerante internacional promovida pelo Instituto de Arquitetura do Japão (AIJ). O critério de escolha do período das obras, os dez anos entre 96 e 06 não foi aleatório. A época corresponde a um momento de transição para a arquitetura japonesa, os anos de passagem da bolha econômica para o pós-bolha. “Na arquitetura japonesa, o período pós-moderno coincidiu com o período da bolha econômica. Assim a febre por formas radicais e decorações exuberantes foi se minguando com a desaceleração econômica”, explica Taro Igarashi, professor adjunto de História da Arquitetura da Universidade de Tohoku.
Serão ao todo mais de 100 (cem) peças, entre painéis e maquetes de obras singulares dos mais criativos e destacados arquitetos contemporâneos do Japão.
Serviços:
Exposição Parallel Nippon
Abertura: 31 de agosto (terça-feira) às 19h.
Data: entre 01 e 17 de setembro de 2010.
Local: Museu Nacional (Galeria Térreo).
Horário de visitação: terça a domingo 9h às 18h30.
Entrada franca
Palestra do arquiteto ganhador do Prêmio Pritzker – Ryue Nishizawa
Data: 17 de setembro (sexta-feira), às 19h30.
Local: Museu Nacional.
Entrada franca.