- Leo Alves. Divulgação.
A arte de Hélio Oiticica ganha uma releitura peculiar em uma mostra na cidade. Os Parangolés, com obras de estilistas e figurinistas de Brasília, ganha uma exposição no Brasília Shopping até o dia 31 de agosto. Trata-se de uma coletânea inédita de fotos de criações inspiradas no legado desse ícone da irreverência artística.
“A liberdade, a subversividade e a estética que teceram a história tão peculiar de Oiticica com a arte foram a base para o trabalho dos profissionais de Brasília”, afirma Fernando Guimarães, que junto com seu irmão, Adriano, assina a curadoria da mostra. Como idealizadora do projeto, a publicitária Cláudia Pereira observa que a exposição foi pensada para espalhar a brasilidade e difundir o legado de um mestre. Ela lembra que Hélio Oiticica conquistou espaço no cenário artístico com trabalhos que extrapolam a mera contemplação. Entre as obras mais conhecidas da década de 1960 estão justamente o Parangolés.
- Anna Paula Osório.
“Convidamos Adriano e Fernando Guimarães para que pensassem uma mostra que trouxesse Oiticica ao século 21, que regasse nossa memória com releituras da obra do homem livre e criativo que foi, que mostrasse a todos que ele sempre será fonte de inspiração”, afirma.
Os curadores reforçam que Oiticica pensava os Parangolés como a fusão de elementos, a união de cor, dança, poesia e música. “Somente o movimento de vestir o Parangolé revela plenamente suas formas e texturas. Escolhemos a fotografia como plataforma da exposição porque ela registra exatamente o momento da utilização da roupa, pois para Oiticica os Parangolés só faziam sentido se fossem usados”, acrescentam os Guimarães.
Serviço: Exposição Parangoleando
Data: Até 31 de agosto
Horário: De 10 às 22 horas
Entrada Franca
Local: Brasília Shopping (Praça em frente à Caixa Econômica)
Classificação indicativa: livre
Informações: Brasília Shopping – (61) 2109-2122
www.brasiliashopping.com.br
Foto: Taiana Miotto.