Referência nas artes plásticas brasiliense, Paulino Aversa, retorna seus olhos para um ícone do design universal a Kombi e realiza exposição, onde o veículo é o personagem principal de todas as obras, que estarão expostas na Mercato Galeria & Design, no Gilberto Salomão, de 1º a 31 de dezembro.
Já retratada pelo artista, em 2002, o novo trabalho, “Kombi Nação, o retorno da Van Filosofia”, transcende ainda mais a contemporaneidade visual desse automóvel utilitário, que com o tempo foi se tornando objeto de desejo de colecionadores e ressignificando seu papel. Antes transporte, hoje pode ser encontrado em oficinas, bibliotecas, bares e o que mais se inventar. Um verdadeiro chute na lata do passado. Empurrando para o futuro, a lembrança de um tempo que não acaba e se transforma em um eterno retorno.
Paulino trabalha há anos pesquisando o universo imaginário das Kombis e nessa exposição está desenvolvendo uma nova coleção de dez quadros e nove objetos com seu estilo que ele define de super-realismo. “A exposição que fiz há vinte anos foi um grande sucesso e agora eu volto ao tema a partir de cenas e histórias que eu vejo no dia a dia, onde as Kombis, muitas vezes, são apenas parte do cenário, como palco de um show de rock ou um chaveiro móvel”, afirma o artista, que está ansioso para trazer a Kombi de volta para o cenário das artes plásticas brasiliense.
Paulino Aversa é artista plástico e arte-educador, formado pela UnB, onde integrou o grupo de intervenção urbana Raul de Athayde. Promove, continuamente, ações culturais junto à comunidade de Brasília e coordenou projetos de inserção social na Fundação Educacional do Distrito Federal. Premiado em salões de arte, participou no Brasil e exterior de inúmeras mostras coletivas, além de ter realizado 30 exposições individuais de temática e técnicas diversas. Seus trabalhos integram shows musicais, peças de teatro e publicidade, sempre na busca de levar suas pinturas para espaços públicos estabelecendo, dessa forma, um diálogo com as outras artes.
Certamente é um dos mais originais personagens da geração de artistas plásticos que despontaram na década de 90 e um dos mais identificados com a juventude brasiliense do século XXI. Autor de uma obra essencialmente figurativa, que testemunha o fôlego de um artista que veio pintar Brasília, com uma atmosfera “rock´n roll” e muita vivacidade. Brasília é seu motivo central. A cidade e a solidão de seus espaços artificiais, de seus horizontes sem alcance, do asfalto molhado e das noites com suas luzes e anúncios de propagandas. No trabalho de Paulino Aversa, onde a solidão está disseminada pelas vias, postes, muros de concreto, pontes e vegetação nativa, tudo remete ao cerrado.
“Kombi Nação, o retorno da Van Filosofia”
Mercato Galeria & Design, no Gilberto Salomão
Data: 2 a 31 de dezembro
Horário: De segunda a sexta das 11h às 19h e no sábado, das 10h às 19h