No dia 12 de outubro, no marco dos 54 anos do Parque Ana Lídia, o PicniK apresenta à família candanga uma programação especial para celebrar o aniversário do ponto de lazer brasiliense juntamente com o Dia das Crianças. Das 13h às 23h, o Estacionamento 12 do Sarah Kubitschek — parque que também faz aniversário este mês, completando 45 anos no dia 11 — recebe uma programação cultural composta por eixos temáticos que abrem um leque de atrações e atividades ofertadas em diferentes espaços.
O evento conta com patrocínio da Claro e com fomento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF).
Tradição e entretenimento – Esta edição do PicniK oferece mais de 4 atividades gratuitas voltadas para o público infantil e outras duas que podem ser desfrutadas também pelos adultos. E os tradicionais Mercadinho de Arte, Moda e Design, a Feira de Vinil e o Feirão de Bikes continuam presentes nos espaços do evento.
E como não pode faltar diversão, entre as atrações da vez, está o espetáculo Vida Viva de Um Palhaço, com o emblemático Mandioca Frita, grande Mestre de Brasília, que conta sobre sua obra e fala da importância do PicniK para a cena circense: “o evento é bem tradicional por aqui. Já participei de algumas edições em outros locais da cidade. Tem uma circulação importante, que agrega vários públicos. Essa edição no Ana Lídia será maravilhosa, porque pode receber gente de Brasília toda, que poderá assistir à apresentação que faço há 30 anos. É um espetáculo de rua, que tem muita interação com adultos e crianças, resgate de cirandas e canções, além de magias e palhaçaria”.
O encontro também tem em sua grade de atrações, diversos grupos, DJs, instrumentistas, além de dois palcos para receber suas estrelas: o Principal e o Disco’n’funk.
Entre essa constelação, figura a banda argentina Onda Vaga, que mescla ritmos tradicionais, rock, reggae e ska. O integrante do grupo, Nacho Rodríguez, que toca o típico cuatro venezolano, além de cantar expressa sua satisfação por fazer parte da festa: “é uma alegria ter sido convidado para tocar em Brasília, em um festival tão bonito. Sou muito grato pela oportunidade de voltar ao Brasil, um país que eu adoro e que me deu tanta música bonita”.
Como é de praxe, este tradicional encontro da família cerratense faz questão de propiciar acesso facilitado com estacionamento amplo e gratuito. Também é prática típica do PicniK, oferecer serviço grátis de transfer, partindo da rodoviária, possibilitando amplo acesso ao evento. Este ano não será diferente.
O que muda para esta edição é parte das atrações. A novidade da edição especial de outubro inclui exposições e instalações artísticas e interativas: Calangos na árvore do Seu Estrelo e Fuá do Terreiro; Fantástico Carro Piscina; Piscina Exótica; Carrossel Infinito; e Mundo PicniK.
Programação:
Mercadinho Arte, Moda e Design – Mais de 100 empreendedores criativos que transitam pela arte, moda, decoração, artesanato, plantinhas, produtos orgânicos, etc, promovendo a economia criativa candanga.
Área Indígena no Picnik – O espaço de curas e culturas indígenas é o ponto de contato do público com nossa ancestralidade nativa: artesanatos, pinturas, práticas xamânicas, cantos, literatura e meditação.
Feira de Vinil – A feira oferece muita música, capas, encartes, fichas técnicas, selos e raridades em gravações originais, fazendo pulsar mais forte a cultura do vinil. Nesta edição estarão presentes as seguintes lojas e colecionadores: Givaldo Discos, Oto Livraria, Se7e Vinil, Garimpo do Vinil e Marcondes com mais de 5 mil títulos.
Espaço Belezas – Ponto de encontro de quem quer dar aquele realce no visual, com marcas locais focadas no atendimento ao público com cabeleireiros e barbeiros destaques da cidade. Presença confirmada de @apenteadeira_, @praiasalaodeboniteza, @nailqueenbsb e @coletivosul.
Praça de Alimentação – A praça conta com chefs renomados, jovens talentos e os food trucks de destaque do DF, comprovando a diversidade da gastronomia brasiliense em mais de 60 operações.
Área Vegana por Fala (Frente de Ações Pela Libertação Animal) – Quitutes saborosos para recompor energia de maneira saudável e equilibrada, destinado principalmente ao público com restrições alimentares (glúten, açúcar, etc).
Mini-Arena* – Espetáculos infantis, circenses e de encantarias para animar esse dia especial, trazendo a boa palhaçaria e a magia #feitoembsb para o picadeiro do Parque Ana Lídia:
- 14h30 – Vassoura sobre Humano – João Aguiar;
- 15h30 – Palhaça Superela em Ação! – Lelê Marins;
- 16h30 – Vida Viva de Um Palhaço – Mandioca Frita;
- 18h – Capitu, El Gran Showman – Cleberson Capitu.
Rolêzando Pelo Picnik* – Ainda, o universo mágico das performances passeando pelo evento, deixando tudo mais divertido e encantado com os condutores e mestres da vibe Marcelo Nemevê, Lis Piantino, Larissa de Paula e Marcella Romar.
Espaço Mirim por Alegria* – Um canto de interação entre as crianças e suas famílias a partir da ecopedagogia, do colaborativo, da criatividade e do contato com a natureza, das 13h às 19h:
- Espaço de artes: pintura com tinta natural, mandalas e pintura de rosto;
- Brincadeiras tradicionais: balangandã, corda, pique e pega e corre cutia.
Área Kids – Brinquedos infláveis com Tio Kiko, pula-pula, brinquedoteca, oficina de perna de pau com Professor Zé, em um universo de diversões para os pequenos se divertirem até cansar!
Palco Principal – Um compilado de artistas que contribuem muito para manter a sanidade e a entender horizontes do cosmos tupiniquim:
- Onda Vaga (ARG) + Tagua Tagua (SP) + Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF) + Bruno Berle (AL) + Graveola (MG) + Kirá (DF).
- Antes, depois e nos intervalos: Ogunda-O (DF) + Paulo Zé (SC).
Disco’n’funk por Claro – A experiência única dentro de um ônibus, dos mais animados e divertidos do DF. No som, pérolas do groove acariciando ouvidos e trabalhando corpo, alma e mente. No comando sonoro desta edição os DJs: Tamempi (RJ) + Lethal Breakz (DF) + Jean C (DF) + Ogunda-O + Jhully (DF) + Kabeça.
Exposições Artísticas – Calangos na árvore do Seu Estrelo e Fuá do Terreiro: os calangos fazem parte da brincadeira no mundo do Cerrado e seu folclore, que o Seu Estrelo traz por meio de seus contos, músicas e fantasias.
Fantástico Carro Piscina por Daniel Banda: o carro de bolinhas forma uma instalação artística interativa de repaginação de um digníssimo automóvel que iria para o ferro velho, mas que pelo mundo vivenciando experiências inimagináveis.
Piscina exóticas por Equipe PicniK: alguns dos já conhecidos brinquedos do Parque Ana Lídia ganham bolinhas, trazendo um novo efeito ao horizonte do local e tornando as brincadeiras ainda mais divertidas e espaciais.
Carrossel Infinito por Douglas Viana: vamos voltar a ser criança de novo? Que tal se aventurar por um mini carrossel que faz parte do nosso parque de diversões desenhado para todas as idades?
Mundo PicniK por Equipe PicniK: um passeio pela coleção de posters do projeto, sempre desenhados por artistas independentes locais e retratando o cotidiano ou elementos da realidade candanga. E se gostar, pode comprar e levar para casa.
Atividades Radicais – Bungee Jump por @megabungee: adrenalina e sensações coloridas com essa oportunidade de pular de uma base de 45m.
Espaço Balão Arco-Íris com @dami.becker: passeio com o Balão Arco Íris, num voo cativo com a balonista Dami, piloto mulher que fará acontecer este mirante natural para ver uma Brasília sob um ponto de vista diferente. Nessa atividade o balão fica amarrado por cordas com aproximadamente 20 metros de comprimento, faz a subida rápida, fica alguns minutos no ar e desce.
Área De Cura – Atividades de massoterapia, reiki e florais, entre outras práticas holísticas e ancestrais. Atendimentos individuais, sujeito a doações, das 13h às 19h:
- Massoterapia com Maristela e Adalberto (AADV – Associação de Amigos do Deficiente Visual);
- Benzimento com Beatriz Aguiar – Espaço Harika;
- Florais de Saint Germain com Ana Carla Domingues – Espaço Aretê;
- Reiki para crianças e adultos, com Maísa Flor e Lu Amorim.
Área Zen* – Atividades voltadas para promover a interação saudável entre toda a família, entre 14h e 19h:
- 14h – Samba de Coco e Ciranda com Cris Flores e Estela;
- 15h – Yoga para Crianças com Mel Baracho;
- 16h – Shantala, massagem para bebês por Magali Melo;
- 17h – Dança Circular para família e amigos com Carla Ferreira e Mônica Chaves (@careioga e @confrariadadancacircular).
Espaço Marandubinha* – Espaço dedicado às famílias com bebês e crianças, com uma biblioteca infantil e rodas de leitura de hora em hora: 14h, 16h e 17h com Mel Baracho.
Central Acessibilidade por Surdos do Cerrado + AADV – A entrada principal conta com um receptivo especial para pessoas com deficiência auditiva e visual, com facilitadores e visitas guiadas pelo evento. Para pessoas com deficiência ou limitações físico-motoras teremos um acesso especial com acessibilidade para cadeirantes!
Rest My Bike* por Geringonça Oficina – Carro não está com nada, bom mesmo é ir de bicicleta. Para facilitar a vida de ciclistas, um guarda-bikes gratuito dentro do evento.
8° Feirão De Bikes Usadas Rodas Da Paz – Encontro de pessoas que querem vender e comprar bicicletas. O cadastro é feito na hora e o ideal é chegar no primeiro horário, assim aumentam as chances de alguém se interessar em fechar negócio.
Caso tenha uma bicicleta parada e queira fazer uma doação, também está o projeto Doe Bicicleta destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, haverá distribuição de adesivos e sorteio de uma bike para associados do Rodas da Paz.
Ecoponto por Claro – Água de graça no PicniK? Sim, para quem tem consciência ambiental! O Ecoponto é onde o público poderá separar seu descarte com auxílio dos agentes ambientais. Bônus ao fazer a entrega: uma água.
Transfer Gratuito Rodoviária até o Parque Da Cidade
Partiu PicniK?! Basta procurar um dos monitores:
- Horários de saída: 13h30 . 15h . 16h30 e 18h;
- Horários de retorno: 18h30 . 20h . 22h;
- Obs: Ônibus PCD e Van, capaz de atender público cadeirante.
Pontos de encontro:
- Rodoviária: na plataforma superior, sentido norte;
- No Parque Ana Lídia: próximo a Rest my Bike.
Acesso por ABRACE (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias) | A partir das 16h será necessário 1kg de alimento para ingressar no evento
Para fortalecer o trabalho de instituições do terceiro setor, o PicniK firma parceria com a ABRACE para ajudar as famílias que, além da doença, enfrentam condições socioeconômicas delicadas. Quem não levar o alimento, pode optar por contribuir com valor monetário.
* Atividades Gratuitas
PicniK – Dia das Crianças e Aniversário do Parque Ana Lídia
12 de outubro de 2023 (quinta) das 13h às 23h
Parque Ana Lídia, Estacionamento 12, Parque da Cidade
Entrada: Gratuita até às 16h. Após, é necessária a colaboração com 1 Kg de alimento não perecível para o programa Abrace. Proibida a entrada com bebidas e comidas.
Classificação: Livre
Parcerias: Infinu Comunidade Criativa, Alfredo´s Pizzaria, Afegão e Abrace.