Povos Indígenas no Brasil.

Divulgação.
Rosa Gauditano é referência quando se fala em fotografia  etnográfica no Brasil. Premiada diversas vezes por seu trabalho de registro de etnias indígenas que desenvolve há vinte anos, a artista apresenta Povos Indígenas no Brasil na Galeria Piccola II da Caixa Cultural de 02 de fevereiro a 09 de março de 2011.

A mostra contém sessenta fotos coloridas que datam de 1989 a 2010, divididas em quatro grandes grupos, separados por região geográfica: Norte, com 14 povos; Nordeste, com 5; Sudeste, com 5 e Centro-Oeste, com 10 povos.

Divulgação.

Entre os povos apresentados nesta exposição, estão desde aqueles com os quais se tem pouquíssimo contato, como os Mati ou Zoró, que vivem quase isolados na Amazônia, até indígenas que ocupam suas terras localizadas perto de pequenas cidades, como os Xavante, no Mato Grosso; os que vivem na beira de rodovias, como os Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, ou nas grandes cidades, como é o caso dos Pankarau, em São Paulo. No Brasil existem cerca de 230 povos indígenas, distribuídos em todos os estados, totalizando quase 734 mil pessoas, que falam 180 línguas diferentes.

Além da projeção de dois documentários produzidos pelos índios xavante, o visitante poderá ver o mapa dos povos indígenas no Brasil – projeto do Instituto SocioAmbiental.

Serviço: Exposição “Povos Indígenas no Brasil” – Fotos de Rosa Gauditano

Local: Caixa Cultural Brasília – Galeria Piccola II

Abertura para convidados e imprensa: 1° de fevereiro de 2011, das 19h às 22h

Visitação: de 02 de fevereiro a 09 de março de 2011

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Endereço: SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA

Telefone: (61) 3206-9448

Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 21h)

Classificação etária: livre

Entrada franca

Acesso para portadores de necessidades especiais

Palestra com Jaciara Martim

Indígena Guarani M’Byá, Jaciara é formada em serviço social pela PUC – São Paulo. Seu trabalho de conclusão de curso versou sobre o  tema: “Considerações sobre o trabalho para o povo guarani e as decorrências do seu contato com a sociedade capitalista.” Sua trajetória inclui experiência como professora estadual e agente de saneamento pelo Projeto Rondon. O encontro, com entrada franca, acontece na quarta-feira (02), às 16h, na Sala Gente Arteira – CAIXA Cultural Brasília.

Data: 02 de fevereiro de 2011, quarta-feira

Horário: 16h

Local: Sala Gente Arteira – Caixa Cultural Brasília – anexo do edifício Matriz da CAIXA – 4º andar

Inscrições gratuitas pelo telefone – (61) 3206-9892.