A 9ª edição do Projeto Sarau, Transbordando Cerrado acontece no dia 24 de abril (sexta), às 20 horas, no Auditório 1 do Museu Nacional de Brasília. Transbordar todo o caldo tradicional e diverso que compõe o patrimônio imaterial desta região, traduzindo a iconografia do Brasil central nas suas diversas formas: o saber, o fazer, o crer e o expressar da história e dos costumes herdados de nossos ancestrais é o que pretende.
Reunindo expressões em forma multimídia – cinema, música, teatro, fotografia, culinária, artes plásticas, artesanato, literatura, tradição e manifestação -, o evento faz parte das comemorações dos 55 anos de Brasília, com entrada franca e realização da Casa da Cultura da América Latina e o Museu Nacional. Todo o material expositivo estará à venda.
Programação:Espetáculo teatral e poético “Cora dentro de mim”
Baseado em poemas de Cora Coralina, Cora dentro de mim é interpretado e concebido pela artista maranhense Lilian Diniz. Dirigido por Adeilton Lima, a peça procura remeter a plateia à cozinha da casa da poeta doceira, na cidade de Goiás, onde ela recebia suas visitas, recitava seus poemas e contava suas histórias por vezes de forma performática. O espetáculo valoriza, acima de tudo, a palavra e as imagens já contidas nos versos simples da poetisa.
Cavalhada mirim de Corumbá (GO)
Evento histórico e folclórico que surgiu em meados do século XVII nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiros, de forma especial em Corumbá de Goiás e Pirenópolis, a cavalhada é um teatro equestre que recria torneios medievais e as batalhas entre cristãos e mouros. Criada em 2012, a Cavalhada Mirim de Corumbá, que marcará presença no sarau, mantém viva essa tradição da cidade, desenvolvendo nas crianças o orgulho de ser um cavalheiro.
Semeando a viola, com a dupla caipira Ânderes & Fernandes
Com identidade caipira, Semeando a viola traz uma pequena mostra do repertório tradicional da música regional. Ainda sem trabalho registrado em CD, Ânderes e Fernandes surgiram em outubro de 2013. Zé Mulato e Cassiano e o violeiro Roberto Correa são os mentores musicais da dupla.
Exposição fotográfica “Povos do Cerrado”
Com imagens feitas pelo fotógrafo e produtor cultural, Peninha, a mostra revela a face de um povo com características singulares, expressões que demonstram um modo de vida simples, interiorano, mas de grande força, que traduzem todas as influencias étnicas que formam os povos dessa região.
Filme Mutirão
Curta metragem (1976, 17 min., colorido, 16 mm). Dirigido e produzido por Vladimir Carvalho sobre o antigo vilarejo de Santo Antônio de Olhos d’Água (GO), que luta para sobreviver à custa de atividade de tecelagem artesanal.
Artesanato/Escultura
Obras dos artesãos goianos Ivanilde Reis (Alexânia), Sérgio Franco e Terezinha Paiva (Corumbá), Lourenço Silva e Maria Abadia Rezende (Olhos d’Água); das fiandeiras Rosa e Luísa da Costa (Olhos d´Água) – parentas das artesãs que aparecem no filme Mutirão -, e dos escultores Clemente Maciel e Regina Valadares (Pirenópolis).
Gastronomia: Buffet do Cerrado (Brasília)
Serviço: 9ª edição Projeto Sarau – Transbordando Cerrado.
Data: 24 de abril (sexta) às 20 horas
Local: Auditório I – Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)
Entrada franca.