A quarta edição do Quadrinhos na Cultura vai de 24 a 27 de setembro e acontece na Livraria Cultura do CasaPark Shopping. Uma excelente oportunidade para o público se aprofundar em histórias em quadrinhos, linguagem que funde artes visuais e literatura. A proposta de 2011 é revelar os bastidores, quando cinco criadores falando sobre as suas “criaturas” aos fãs. São quatro dias em companhia de André Dahmer, Renato Alarcão, Carlos Ferreira, Nestablo Ramos e Gabriel Goés.
As crianças ganharam a maratona de histórias contadas por personagens de HQs e uma oficina para criação de personagens e histórias em quadrinhos.
24 de novembro (quinta-feira), 19h30
Tema: Criador e Criatura: André Dahmer e o Monstro de Zazanov
Palestrante: André Dahmer
Nesta quinta-feira, o quadrinista André Dahmer participa de um bate-papo sobre o seu recém- lançado livro Rei Emir Saad – O monstro de Zazanov, sexto livro do autor, que reúne as suas tiras de humor negro publicadas semanalmente no portal G1. Emir Saad, carinhosamente conhecido como Monstro de Zazanov, é um ditador à moda antiga, ao contrário do que afirma a crítica da imprensa reacionária de Ziniguistão.
Após o bate-papo, haverá sessão de autógrafos com o autor.
Sobre o autor
André Dahmer nasceu no Rio de Janeiro em 1974. Grande fenômeno de vendas dos quadrinhos nacionais, tornou-se famoso graças ao seu blog Malvados, com seu desenho simples e texto virulento. Dahmer publica semanalmente, desde 2007, tiras humorísticas sobre o Rei Emir no portal G1.
25 de novembro (sexta-feira), 19h30
Tema: Diário Gráfico
Palestrante: Renato Alarcão
Aberta a pessoas de todas as profissões e backgrounds, esta palestra apresenta o uso do ‘Diário Gráfico’ (cadernos de ideias e experimentações) como parte fundamental do trabalho de gente tão diversa quanto Da Vinci, Charles Darwin e Thomas Edison. Serão abordas questões ligadas à criatividade, descritos acasos e acidentes felizes do processo, e mostrado como a neurociência compreende as habilidades específicas dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro.
Após a palestra, haverá sessão de autógrafos com o autor.
Sobre o palestrante
Renato Alarcão é mestre em ilustração pela School of Visual Arts de New York. Como ilustrador, publicou nos jornais The New York Times, Le Monde Diplomatique e Folha de São Paulo, além de diversas revistas e livros infantis e infanto-juvenis. Seu trabalho já participou de diversas exposições internacionais, dentre elas a Bienal de Ilustrações de Bratislava e foi agraciado com o prêmio NOMA (competição patrocinada pela UNESCO no Japão).
26 de novembro (sábado), 15h
Tema: Maratona de histórias com personagens dos quadrinhos
Uma tradição que acompanha o Quadrinhos na Cultura desde a sua criação é o hábito dos vendedores da Livraria Cultura fantasiarem-se das suas personagens de quadrinhos favoritos para trabalhar. Para animar a tarde das crianças, estes mesmos vendedores contarão diversas histórias.
26 de novembro (sábado), 16h
Tema: Kardec: A história do codificador do espiritismo em quadrinhos.
Palestrante: Carlos Ferreira
Neste sábado, o quadrinista Carlos Ferreira participa de um bate-papo sobre o seu mais recente lançamento: Kardec. A obra coloca o leitor em contato com uma França que se preocupou em entender fênomenos sobrenaturais, vividos nas reuniões de “mesas girantes”, em que objetos se moviam inexplicavelmente, e a história de Allan Kardec que dedicou sua vida a entender e explicar o conhecimento adquirido sobre esses fenômenos e a continuidade da existência humana aos outros.
Após o bate-papo, haverá sessão de autógrafos com o autor.
Sobre o autor
Carlos Ferreira nasceu no Rio Grande do Sul, é roteirista e diretor de TV. Fundador da revista Picabu, adaptou para os quadrinhos Os sertões, outra parceria com Rodrigo Rosa, ilustrador de “Kardec”.
26 de novembro (sábado), 20h
Tema: Por dentro do universo de Zoo
Palestrante: Nestablo Ramos Neto
Os animais estão no controle da Terra e os humanos são os “bichinhos de estimação” agora! Relaxe, isto é apenas uma obra de ficção, a raça humana está segura… por hora!
A inversão de papéis sempre foi um excelente recurso para se criar histórias e também a forma escolhida por Nestablo Ramos para trazer até nós “Zoo”. De forma inteligente e ousada, “Zoo” critica a forma cruel como o Homem trata os animais. Mas quem melhor que o próprio criador da série para falar sobre ela?
Neste sábado, Nestablo participa do Quadrinhos na Cultura falando sobre os dois volumes da grafic novel que vem conquistando leitores por todo Brasil, seu processo de criação, inspirações, respondendo perguntas, e é claro, autografando o segundo álbum da série, que acaba de ser lançado!
Sobre o autor
Nestablo Neto é carioca radicado em Brasília. Iniciou-se nos quadrinhos em 1998 com a publicação independente “Lady Dragão”, em 2001, publicou “Os Carcereiros” pela editora Escala, bem como pinups e quadrinhos do personagem “Eddie” da banda Iron Maiden. Desde 2005, trabalha na série em quadrinhos Zona Zen, publicada até 2008 na revista Tablado e agora no blog de mesmo título. Foi indicado ao prêmio HQMIX como roteirista revelação de 2007 pelas tirinhas Zona Zen. Lançou o álbum Zoo pela editora HQM em dezembro de 2009, e Zoo 2, pela mesma editora, em outubro de 2011. Apaixonado pela vida animal e contra a violência, fez de tais temas seu objetivo de vida.
27 de novembro (domingo), 15h
Tema: Oficina de história em quadrinhos
Com: Fabrício Matos
Nesta oficina, crianças a partir de 07 anos de idade poderão colocar os seus talentos em prática e aprender noções básicas sobre como desenvolver as suas personagens e as suas próprias histórias em quadrinho.
Atividade promovida pela “Oficina de Arte – Espaço de Arte e Cultura.
Sobre o palestrante
Fabrício Matos é formado em Artes Plásticas na Universidade de Brasília, com projeto de conclusão de curso sobre Histórias em Quadrinhos na Arte/Educação. Desenvolveu, em parceria com Adriano Carvalho, o fanzine “Dejeto” com criticas bem humoradas sobre o cotidiano dos habitantes do Distrito Federal e da política de Brasília. Desde 2008, leciona desenho e quadrinhos para crianças e adolescentes com produção e criação de personagens na Oficina de Arte – Espaço de Arte e Cultura na 104 norte em Brasília.
27 de novembro (domingo), 16h
Tema: 1000-1
Palestrante: Gabriel Góes
1000 possibilidades narrativas. 1000 dinheiros no bolso. Assim é a revista 1000, uma publicação de poucas páginas, sem palavras, mas com muito espaço para a experimentação. A 1000 nasceu de uma parceira entre a Barba Negra e o selo Cachalote. São histórias mudas, feitas por jovens e talentosos desenhistas brasileiros, na tentativa de inovar os aspectos narrativos das HQs. Após 6 edições, a 1000 lança o livro “1000-1”, uma coletânea dos trabalhos antes lançados em edições limitadas de 300 exemplares.
Para falar um pouco sobre esta experiência e apresentar seus trabalhos como quadrinistas, a Livraria Cultura recebe Gabriel Góes, que assina “SIM”, o quinto “álbum-capítulo” da coletânea
Sobre os autores
Gabriel Góes é autor e editor da Revista Samba, de Brasília. Ilustrou Beijo no Asfalto, adaptação do texto de Nelson Rodrigues por Arnaldo Branco (autor do pocket Mundinho Animal) e está trabalhando em uma adaptação do Vestido de Noiva.