O Leipziger Streichquartett (Quarteto de Leipzig), faz apresentação única em Brasília, no dia 22 de junho (segunda), às 20 horas, no Teatro Sesc Garagem (913 Sul). Um dos quartetos de cordas mais impressionantes na cena internacional de música de câmera se apresenta de graça. O evento integra as comemorações dos 25 anos da Unidade Alemã.
Em votação aberta no Guia da Folha, o grupo ganhou o primeiro lugar de “melhor apresentação” de 2014, na categoria “conjunto estrangeiro de música erudita”. Além disso, o jornal alemão “Neue Züricher Zeitung” descreveu o grupo como “um dos quartetos mais excelentes e mais variados dos nossos tempos!”. Formado por Conrad Muck (1º violino), Tilman Büning (2º violino), Ivo Bauer (viola) e Matthias Moosdorf (violoncelo), o Quarteto de Leipzig já se apresentou na Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália, Japão, Israel, África e Ásia, somando mais de 40 países.
Além do repertório clássico para quartetos, o grupo também toca peças do Moderno Clássico e obras contemporâneas. De 1993 a 2000, o Quarteto de Leipzig se apresentou com todos os quartetos importantes da Primeira e Segunda Escola de Viena, no Gewandhaus. Também estreou obras de Beat Furrer, Claus-Steffen Mahnkopf, Wolfgang Rihm, Steffen Schleiermacher, Christian Ofenbauer, Siegfried Thiele, Viktor Ullmann, Jörg Widmann, David Philip Hefti, Rainer Riehn, Ulrich Lezendecker e Bernd Franke – entre outros. São parceiros musicais do quarteto o clarinetista Karl Leister, o violoncelista Michael Sanderling, o violista Hartmut Rohde, os pianistas Alfred Brendel, Christian Zacharias e Andreas Staier, a soprano Christiane Oelze, o barítono Olaf Bär e o clarinetista Klezmer Giora Feidman todos artistas consagrados na cena internacional de música clássica.
Os músicos:
Conrad Muck (1º violino)
Nascido em 1965 em Dresden, Conrad Muck começou a tocar o violino quando tinha cinco anos. Depois de frequentar uma escola especial de música em Dresden, ele estudou em sua cidade natal, Berlim e Friburgo com vários músicos conhecidos. De 1992 a 2009 tocou como primeiro violonista no Peterson Quartett. Conrad Muck regularmente dá aulas universitárias na Escola Superior de Música de Zurique, no Royal College Music London, assim como na universidade de Berkeley (CA), Logan (UT), Ann Arbor (MI), e Toronto (Ontario). Adicionalmente, ele participa como membro do júri em competições de música internacionais de quartetos de cordas.
Tilman Büning, (2º violino)
Nascido em 1968, em Bergen (Rügen), começou a tocar o violino aos sete anos de idade. De 1984 a 1990 estudou na Escola Superior de Música Leipzig Felix Mendelssohn Bartholdy na turma de Prof. Gerhard Bosse. Depois da sua graduação ele tocou como mestre de concerto do segundo violino no Gewandhausorchester Leipzig. O seu instrumento é um violino de Michele Deconet, Veneza 1763.
Ivo Bauer (viola)
Nascido em 1967, em Leipzig, Ivo Bauer recebeu suas primeiras aulas de violino quando tinha cinco anos. Começou a estudar com Prof. Gerhard Bosse depois de frequentar a escola especial de música em Halle/ Saale. No ano 1984 mudou para viola e continuava a estudar na Escola Superior de Música Leipzig com Prof. Dietmar Hallmann. Bauer ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Música Markneukirchen, em 1989. No início dos anos 90 tocou como vice-solista no Gewandhausorchester Leipzig; de 1997 a 2000 ele também deu aulas universitárias na Escola Superior de Música e Teatro Leipzig Felix Mendelssohn Bartholdy. O seu instrumento é uma viola de Giuseppe Scarampella, Génova ca. 1860.
Matthias Moosdorf (violoncelo)
Nasceu em 1965, em Leipzig. Depois de terminar o ensino médio, estudou na Escola Superior de Música Leipzig com Prof. Jürnjakob Timm, Prof. Wolfgang Weber (violoncelo) e Prof. Gerhard Bosse (música de câmera). Com a obtenção do seu diploma, começou a tocar como solista do Leipziger Kammerorchester, onde permanecei até 2001. Além disso, Matthias Moosdorf regularmente dá aulas universitárias na Escola Superior de Música e Teatro Felix Mendelssohn Bartholdy e toca no trio Ex Aequo. O seu instrumento é um violoncelo de Andrea Guarneri, Cremona 1697.
Serviço: Quarteto de Leipzig (Leipziger Streichquartett)
Data: 22 de junho (segunda), 20 horas
Local: Teatro Sesc Garagem (913 Sul)
Entrada franca
Telefone: (61) 3307-7500
Acesso para pessoas com deficiência
Classificação indicativa: livre