Brasília recebe seletiva de maior campeonato mundial de Breaking 1×1 neste sábado

B-Girl Maia, natural de Brasília, é a atual campeã nacional da competição e representou o Brasil em Nova York, na etapa mundial, em 2022. Fotos: Little Shao / Red Bull Content Pool.

Já no clima de Paris, o Red Bull BC One, maior campeonato de Breaking individual do mundo, chega para mais uma edição no Brasil, e a competição desembarca em Brasília para a seletiva regional neste sábado (1). A partir das 10 horas, o Espaço Cultural Renato Russo recebe B-Boys e B-Girls para competirem na etapa qualificatória – também chamada de Cypher, que contará com a presença da brasiliense B-Girl Maia, atual campeã nacional da competição.

De cada Cypher saem seis vencedores, três da categoria feminina e três da categoria masculina, que garantem vagas para a final nacional que acontece em São Paulo (SP), no dia 22 de julho. Além de Brasília, o evento já passou por Belém (PA) e, ao longo do mês de julho, passará pelo Rio de Janeiro e pela capital paulista. As batalhas acontecem em formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel de jurados e têm habilidades como técnica, criatividade e simpatia avaliadas.

Atual campeão nacional na categoria masculina, B-Boy Leony já tem vaga garantida na decisão brasileira.

Entre os jurados para a seletiva de Brasília estão o B-Boy Mixa, que é diretor artístico, coreógrafo e intérprete no cenário Hip-Hop há quase duas décadas, a B-Girl brasileira Thaisinha, comentarista de breaking e atuante na área educacional e social por meio da dança há mais de dez anos e o B-Boy William, pesquisador, atuante na dança breaking há 20 anos, produtor cultural e empreendedor da cultura Hip Hop.

Os dois brasileiros que vencerem a final nacional no dia 22 de julho – um B-Boy e uma B-Girl – carimbam o passaporte a Paris, onde representarão o Brasil na Last Chance Cypher, etapa que reúne os ganhadores de todas as Cyphers Nacionais que acontecem pelo mundo. Lá, serão classificados B-Boys e B-Girls que lutarão pelo lugar mais alto do pódio na Final Mundial, no dia 21 de outubro, na icônica quadra de Roland-Garros.

Maranhense radicado em Brasília, B-Boy Allef ficou em segundo lugar na competição nacional, em 2022.

Red Bull BC One – Cypher Brasília
1 de julho (sábado) a partir das 10:00
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Entrada franca
Link para inscrição na Cypher