Clube do Choro recebe projeto que revisita a vida musical em Brasília nos anos 60.

16 de julho.

Sábado a tarde. R.Brito, Dudu, Luis, Belmiro, Avena, Vasconcelos, Giovani e  Edgardo. Divulgação.
Sábado a tarde. R.Brito, Dudu, Luis, Belmiro, Avena, Vasconcelos, Giovani e Edgardo. Divulgação.

O projeto Sábado à Tarde – Avena de Castro e a vida musical em Brasília nos anos 60 aporta no Clube do Choro no dia 16 de julho (sábado) com as presenças de músicos do Rio de Janeiro e de Brasília ligados à história do choro da capital.

Com direção musical da flautista Beth Ernest Dias, a apresentação reunirá Léo Benon (cavaquinho), Jaime Ernest Dias (violão de 6 cordas), Fernando César (violão de 7 cordas), Francisca Aquino (piano), Valério Xavier (pandeiro), Sérgio Morais e Karla Dias (flautas); Victor Angeleas (bandolim) e Lourenço Vasconcellos (percussão) – músicos que participaram da gravação do CD 1 do projeto, que contém 15 composições do citarista Heitor Avena de Castro. A convite de Beth Ernest Dias, o show contará ainda com a participação do grupo 4 Nós, composto por músicos que são alunos da Escola de Choro Raphael Rabello.

O show marca o lançamento do projeto iniciado em 2012, que resultou em dois CDs: um com composições e outro com gravações restauradas de Avena de Castro, um livro e um álbum de partituras com 23 composições do citarista. O CD 1 tem a participação especial do virtuose Hamilton de Holanda, em solo no bandolim de 10 cordas, tocando Evocação de Jacob, composição mais conhecida de Avena de Castro, escrita em homenagem a Jacob do Bandolim. Também participa do CD a flautista Dolores Tomé, que teve muito contato com Avena de Castro, na condição de filha de João Tomé, músico pioneiro da cidade e grande amigo de Avena. Hamilton e Dolores não participarão do show de lançamento.

No repertório do espetáculo, estão os 15 choros de Avena de Castro, gravados no CD1: Sábado à tarde, Okik-Ryas, Evocação de Jacob, Meiguice, Papo de anjo, Dolores, “tomé” que é?, Valsa para uma rosa, Dialogando, O sólo é mio, Denise, Queixumes, Chor’eco, Quando fala o coração, Choro diminuto, Altamirando e mais o choro Divina flauta, escrito para Odette Ernest Dias. Na apresentação do Clube do Choro, Léo Benon substituirá o cavaquinista Evandro Barcellos que trabalhou como diretor de estúdio na gravação do CD e faleceu em 3 de março deste ano.

Considerado o único citarista virtuose do Brasil, Avena de Castro começou a estudar o instrumento quando tinha 11 anos de idade, na década de 1930, e teve formação clássica. Quando mudou-se para Brasília, cerca de 30 anos mais tarde, envolveu-se com a música popular, especialmente com o choro, estilo do qual foi grande divulgador na cidade e principalmente liderando as reuniões dos sábados à tarde no apartamento do jornalista Raimundo de Brito na 105 sul.

Serviço: Show de lançamento do projeto Sábado à tarde – Avena de Castro e a vida musical em Brasília nos anos 60
Data: 16 de julho (sábado) às 21 horas
Local: Clube do Choro de Brasília (SDC, Bloco G, entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário)
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
Informações: (61) 3224-0599
Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira, das 10h às 22h. Sábado das 19h às 21h30, ou através do site: www.clubedochoro.com.br
Classificação indicativa: 14 anos.