A exposição “Salas de Chuva” do coletivo Cine Água será aberta nesta terça na Funarte.

    A exposição Salas de Chuva, que explora a relação entre cinema e artes visuais, será aberta nesta terça (5), às 19h, na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural Funarte em Brasília. Com trabalhos dos artistas Dirnei Prates e Nelton Pellenz, que formam o coletivo Cine Água, a mostra foi contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 – Ocupação dos Espaços Funarte.

    A mostra é composta por trabalhos documentados em vídeo e apresentados em diferentes suportes. Os artistas estabelecem relações entre o cinema e as artes visuais e propõem subverter as noções básicas do audiovisual. A chuva é o elemento discursivo do trabalho, potencializado pelo recorte da lente. Salas de Chuva pretende deslocar o espectador da ideia de assimilação rápida, própria da cultura virtual, para um estado de reflexão que surge a partir das relações com um tempo por vezes dilatado, por vezes congelado, por vezes apresentado quase como em tempo real.

    Dirnei Prates e Nelton Pellenz já participaram individualmente de diversos salões de arte, mostras de cinema e exposições nacionais e internacionais. Entre as propostas da dupla estão trabalhos em vídeo, fotografia, intervenção urbana e organização de mostras de cinema expandido em espaços pouco ortodoxos. Trabalham juntos desde 2006, quando organizaram a 1ª Livre – Mostra de Vídeos Experimentais, no Atelier Livre do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre/RS.

    Além do Prêmio Funarte, receberam no ano de 2010 o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas pela exposição “Infiltração”; apresentaram a exposição “Cine Água” na Galeria Lunara, Usina do Gasômetro, participam da mostra “Livro de Pedra – artistas pelo caminho”, no MARGS / RS e organizam a mostra de vídeo “Torrente”, dentro da SEU (Semana Experimental Urbana)  em Porto  Alegre/RS.  A dupla vive e trabalha em Porto Alegre.

    Serviço: Salas de Chuva – Cine Água – Dirnei Prates e Nelton Pellenz
    Abertura: 5/10, às 19h
    Visitação: 5 de outubro a 5 de dezembro
    Local: Galeria Fayga Ostrower – Complexo Cultural Funarte em Brasília
    Eixo Monumental Setor de Divulgação – Lote 2
    Brasília – DF

    Informações: (61) 3332-2076 / 3322-2029
    visuaisbsb@funarte.gov.br