Salvador Dalí foi o maior gênio do Surrealismo e ficou mais conhecido por suas pinturas repletas de sonho, liberdade e criatividade. A exposição Salvador Dalí – Esculturas – Surrealismo Tridimensional entra em exibição a Caixa Cultural de 16 de abril a 15 de junho. O talento do mestre catalão na arte de modelar é apresentado em esculturas advindas da Coleção Clot. Foram selecionadas 26 esculturas de bronze de variadas dimensões, algumas modeladas em cera pelo próprio Salvador Dalí, no período entre 1970 e 1981.
A curadoria de Francisco Lara Mora oferece a oportunidade rara de conhecer o perfil do Dalí escultor, habilidade que vive à sombra de sua fama como pintor. “O panorama criado pelas esculturas selecionadas para esta exposição nos permite perceber como este artista único e controvertido, prolífico e visionário foi capaz de gerar uma arte perturbadora que atrai os espectadores. Uma arte que explora e expande os limites da consciência e da experiência sensorial e cognitiva, representando imagens inspiradas na história, na iconografia religiosa, na mitologia clássica e, por que não, no fecundo universo daliniano” reafirma Francisco Lara Mora.
1 – São Sebastião. 2 – Trajano.
Os temas utilizados nas esculturas variam da mitologia clássica (Ícaro, Mercúrio, Apolo) à iconografia cristã (Cristo de São João da Cruz, São Sebastião, São João Batista, São Narciso das Moscas, São Jorge). Há também peças cuja temática se espalha por toda a obra de Dalí (Gala, Dom Quixote, Trajano, Cavalo) e temáticas novas, nas quais o artista obtém, a partir do surrealismo, um resultado simbólico importante (Tripas e Cabeça, Broche de Okinawa, Elefante Cósmico).
Serviço: Salvador Dalí – Esculturas
Visitação: De 16 de abril a 15 de junho
Visitação: De terça a domingo, das 9 às 21 horas
Local: Galeria Vitrine – Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Informações: 61 3206-9448 | 61 3206-9449
caixacultural.df@caixa.gov.br
Foto: Gala na Janela.