A mostra Linhas, Trançados e Cores: no Reino de Gilvan Samico permanece em cartaz na Caixa Cultural até 11 de maio e apresenta diversas obras incríveis de um gênio da xilogravura. A exposição ganhou um documentário realizado pela StudioIntro, com entrevistas e depoimentos de familiares e amigos, a vida pessoal de Gilvam Samico, bem como toda sua intensa trajetória como artista que o levou a ser um dos mais expressivos e importantes gravuristas brasileiros. Na sexta (2 de maio), às 19 horas, acontece o bate-papo com o diretor Jose Luiz Sampaio (www.studiointro.com.br), com entrada franca.
O filme, produzido exclusivamente para exibição durante as temporadas da exposição Linhas, Trançados e Cores: no Reino de Gilvan Samico em Brasília e em Recife, apresenta um panorama construído por memórias afetivas de quem conviveu com Samico, alinhado a proposta da exposição, que tem curadoria de Renata Pimentel.
Para a gravação deste documentário, o diretor e idealizador do projeto, José Luiz Sampaio, viajou a Olinda, cidade onde Samico viveu e produziu grande parte de sua obra. As gravações, realizadas em fevereiro de 2014, tiveram como cenário o estúdio/oficina de criação do artista, sua própria casa. “Decidimos gravar no espaço onde as personagens do filme estariam em contato direto com suas lembranças e afeições com a obra de Samico. No final, a casa e seu ateliê viraram um dos principais personagens do filme, impregnadas que ainda estão de sua presença”, comenta Sampaio.
Além de passar por memórias pessoais de Samico, o documentário transmite ao público um entendimento de sua obra, com depoimentos de artistas, que são grandes admiradores da poética criação do xilogravurista, e renomados críticos de arte brasileiros. A trilha original foi especialmente feita para o filme pelo músico contemporâneo Sérgio Kafejian. O documentário No Reino de Gilvan Samico vem sendo exibido de terça a domingo, sempre às 19 horas, na Sala Multimídia da Caixa Cultural Brasília, até o dia 11 de maio.
Confira o trailer
Serviço: Linhas, Trançados e Cores: no Reino de Gilvan Samico
Local: Caixa Cultural Brasília – Galerias Piccola I e II e Sala Multimídia (SBS Qd. 4 Lote 3/4, Ed. Anexo à Matriz da Caixa Cultural)
Visitação até 11 de maio, de terça a domingo, das 9 às 21 horas
Bate-papo com o diretor Jose Luiz Sampaio (www.studiointro.com.br)
Dia 2 de maio (sexta), às 19 horas
Entrada franca
Classificação livre para todos os públicos
Informações: 61 3206.9448 ou 9449
caixacultura.df@caixa.gov.br