Segunda Mostra de Cinema Argentino entra em exibição no Cine Brasília com entrada franca.

De 23 a 28 de agosto.

Dolores. Uma mulher dois amores. Divulgação.

A Segunda Mostra de Cinema Argentino acontece de 23 a 28 de agosto, sempre às 19 horas, no Cine Brasília, com entrada franca. A mostra será inaugurada com o filme “O inverno”, dirigido por Emiliano Torres, que tem como cenário a Patagônia argentina. Este filme obteve o Prêmio Especial do Jurado e o Prêmio à Melhor Fotografia no 64º Festival de San Sebastián; o Prêmio ao Melhor Ator e o Prêmio ao Melhor Filme da Crítica Francesa no Festival de Biarritz 2016; o Prêmio à Melhor Ópera Prima no 38º Festival Internacional de Cinema de La Habana; e o Prêmio ao Melhor Filme no 1º Festival Internacional de Mônaco.

A mostra segue com uma sessão especial de três filmes apresentada pela Associação Geral de Diretores Autores Cinematográficos e Audiovisuais (DAC) e o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, representada pelo filme de terror “Ressurreição”, dirigido por Gonzalo Calzada, e dois documentários. O primeiro, “Buscando a Tita”, dirigido por Teresa Constantini, aborda a vida de Tita Merello, figura emblemática do cinema e o tango argentino. O segundo, dirigido por Ricardo Piterbarg, mostra o grupo de teatro Catalinas Sur do bairro de La Boca representando a peça teatral “Viemos de muito longe” referente aos imigrantes que chegaram à Argentina.

“Cidadão Ilustre” de Hernán Duprat e Mariano Cohn, ganhou o Prêmio Goya ao Melhor Filme Iberoamericano e a Copa Volpi à melhor interpretação masculina (Oscar Matínez) no Festival de Venecia. O filme de encerramento é a coprodução argentino-brasileira “Dolores” de Juan Dickinson.

O inverno.

Programação:

23 de agosto (quarta)

19h – O Inverno (El Invierno, Argentina-França, 2016, drama, 93 min, classificação 14 anos Direção Emiliano Torres.
Sinopse: Evans, o caseiro responsável por um grande rancho na Patagônia, é forçado a se aposentar por causa de sua idade avançada. Como substituto, os donos do local contratam Jara. Em um período de transição, os dois terão que se acostumar com as mudanças em suas vidas e tolerar um ao outro para que sobrevivam ao forte e impiedoso inverno.

24 de agosto (quinta)

19h – Ressurreição (Resurreccion, Argentina, 2017, terror, 107 min, classificação 16 anos), direção Gonzalo Calzada.
Sinopse: Um jovem sacerdote, impulsionado por uma visão mística, vai para Buenos Aires para dar assistência aos doentes da epidemia de febre amarela em 1871. Mas, quilômetros antes de chegar, para na casa de sua família e encontra todos os moradores infectados e a casa em estado de abandono. Isso o fez duvidar do sentido de sua missão inicial, suas crenças e sua fé.

25 de agosto (sexta)

19h – Buscando a Tita (Argentina, 2016, documentário, 63 min, classificação livre), direção: Teresa Constantini.
Sinopse: Vida e obra da cantora e atriz Tita Merello, figura emblemática da cultura argentina. Documentário mostra desde o começo como bailarina de varieté até a consagração como cantora popular de tango e a transformação como estrela de cinema.

26 de agosto (sábado)

19h – Viemos de Muito Longe (Venimos de muy lejos, Argentina, 2012, comedia documental, 108 min, classificação livre), direção Ricardo Piterbarg.
Sinopse: Desde 1990 a trupe teatral Catalinas Sur encena a peça Venimos de muy lejos sobre a vida das diversas gerações de imigrantes que chegaram a Argentina no começo do séc XX. Além de apresentar registro da peça, o filme também cria história fictícia representando a rotina dos filhos e netos dos imigrantes, para mostrar como eles interagem com o país e com a comunidade onde moram.

27 de agosto (domingo)

19h – O Cidadão Ilustre (El Ciudadano Ilustre, Argentina, 2014, comedia dramática, 118 min, classificação livre), direção Gaston Duprat, Mariano Cohn
Sinopse: Daniel Montovani é consagrado escritor argentino que vive na Europa há mais de três décadas. Sua obra se caracteriza por retratar a vida em Sales, pequeno povoado onde nasceu e pra onde nunca mais voltou. Um dia o município o convida para receber medalha de Cidadão Ilustre. Daniel aceita o convite mas volta incógnito ao povoado.

28 de agosto (segunda)

19h – Dolores. Uma Mulher Dois Amores (Uma mujer, Dos Amores. Dolores, Argentina/Brasil, 2017, drama, classificação livre), direção Juan Dickinson.
Sinopse: Após a segunda guerra mundial e de ter ficado anos fora da Argentina, Dolores retorna a fazenda da família para cuidar de um sobrinho depois da morte da irma. Lá, reencontra Jack, o cunhado agora viúvo, por quem foi apaixonada e começa um caso de amor. Ao mesmo tempo, Octávio, fazendeiro rico, filho de alemães, divide o coração de Dolores.

O cidadão ilustre.

Serviço: Segunda Mostra de Cinema Argentino
Data: De 23 a 28 de agosto, sempre às 19 horas
Local: Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul)
Entrada franca.